Governo Federal reconhece situação de emergência de quatro municípios mineiros

0

Situação de emergência foi reconhecida pela Defesa Civil Nacional em Brasília de Minas, Felício dos Santos, Itambacuri e Mamonas. Número de municípios que decretaram situação de emergência devido à seca e a estiagem em Minas Gerais subiu para 125.

Portaria do Ministério da Integração Nacional publicada hoje (10) no Diário Oficial da União reconhece situação de emergência em nove municípios: Malhada, na Bahia; Atilio Vivacqua e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo; Brasília de Minas, Felício dos Santos, Itambacuri e Mamonas, em Minas Gerais; e por fim, no estado de Santa Catarina, os municípios de Águas Mornas e São Bonifácio.

De acordo com o texto, os municípios do Espírito Santo, da Bahia e de Minas Gerais sofrem com a seca e a estiagem, enquanto em Santa Catarina, o problema são as enxurradas provocadas por fortes chuvas.

Com o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, as prefeituras ficam aptas a pedir e receber recursos da União para a recuperação de danos ou para atendimentos emergenciais.

A situação de emergência é reconhecida quando ocorre alteração intensa e grave nas condições de normalidade de um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos.

Virgem da Lapa, José Gonçalves de Minas e Crisólita decretam situação de emergência

O número de municípios que decretaram situação de emergência devido à seca e a estiagem em Minas Gerais subiu para 125. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), as últimas cidades a integrarem a lista são Virgem da Lapa, José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha, e Crisólita, no Vale do Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui