Laudo técnico apontou que as plantas centenárias foram comprometidas. Corte acontece na quinta.
[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/02/palmeiras_do_serro_cortadas_1.jpg” width=”199″ height=”350″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]As duas palmeiras-imperiais que compõem o complexo histórico de Serro serão cortadas na quinta-feira. As árvores centenárias foram atingidas por um raio no dia 20 de dezembro e foram danificadas.
As plantas, que ficam na Praça Doutor João Pinheiro, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram analisadas por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo a prefeitura, o laudo técnico expedido pelos professores de engenharia florestal Eleotério Pires e Wantuelfer Gonçalves conclui que as árvores foram comprometidas.
As plantas serão substituídas por outras doadas pelo prefeito da cidade. O corte será feito pela equipe do Corpo de Bombeiros de Diamantina. Os trabalhos começaram nesta quarta-feira, quando o trânsito foi interrompido na Rua Fernando Vasconcelos e na Praça João Pinheiro. Há previsão de interrupção no fornecimento de energia, mas o horário ainda será definido. Na quinta, no momento do corte, a praça será totalmente interditada.
Por causa do problema, havia a possibilidade de o carnaval da cidade, que acontece tradicionalmente na praça, ser transferido para outro local para garantir a segurança dos foliões. Conforme a prefeitura, se o cronograma de corte for cumprido no prazo, a festa vai acontecer no mesmo local.
Especialistas da UFV analisaram as plantas – Foto: Gilmara Paixão / Prefeitura Municipal do Serro
(Estado de Minas)