Secretaria de Educação abre diálogo com representantes do movimento estudantil mineiro

0

Estudantes apresentam propostas para melhorar o ensino médio e reivindicam participação nas tomadas de decisão

Ao dar continuidade à agenda de diálogo com os diversos setores sociais da educação, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, reuniu-se com estudantes de escolas públicas do Estado que integram a direção da União Colegial de Minas Gerais (UCMG). Foram discutidos temas como a infraestrutura escolar, a reestruturação do ensino médio, a educação profissional e o passe livre para estudantes da região metropolitana.

Secretária discute propostas para o ensino médio com estudantes – Foto: Renato Cobucci/Agência Minas

A secretária Macaé Evaristo afirmou que os estudantes apresentaram demandas importantes e demonstraram preocupação com a qualidade do ensino na rede. “Demonstraram-se preocupados com a infraestrutura das escolas, inclusive propondo o desenvolvimento de um plano de trabalho com esse foco. Também destacaram uma preocupação dos estudantes mineiros, mas que é também dos estudantes de todo o país, no que se refere à reestruturação do ensino médio” disse a secretária.

De acordo com o presidente da União Colegial de Minas Gerais, Francisco Faria, a política pedagógica para os três últimos anos da educação básica deve ser construída de forma coletiva e com a participação dos estudantes. “A maioria do corpo da comunidade escolar é composta por estudantes. Então, não é justo que a gente não participe das decisões que farão parte da dinâmica pedagógica” ressaltou.

A União Colegial de Minas Gerais (UCMG) é uma entidade estadual vinculada à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Representa os estudantes de todas as escolas de ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular do Brasil. A reunião contou ainda com a presença do presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Contagem, Lucas Guedes, e com o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Betim, Fernando Macieira.

Caminho para a qualidade

Para Francisco Faria, a primeira agenda com a nova gestão da Secretaria de Estado de Educação apresentou um saldo positivo. “Nós saímos daqui muito felizes, porque sabemos que agora a gente pode dialogar. A Secretaria de Educação de Minas Gerais se mostrou totalmente aberta para discutir os problemas da escola pública mineira. Esperamos que muitas coisas sejam construídas em conjunto” avaliou.

A construção coletiva das políticas públicas para o ensino em Minas Gerais é apontada por Macaé Evaristo como o caminho para a qualidade do ensino. “Realizamos reuniões com os diferentes movimentos sociais que estamos recebendo aqui na Secretaria. Vamos construir uma agenda permanente de diálogo. Para melhorar a educação pública em nosso Estado, nós precisamos da participação de todos”, destacou a secretária. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui