Novos voos e infraestrutura consolidarão Minas como a maior malha viária do país

0

A Azul Linhas Aéreas começa a operar em Divinópolis e poderá ampliar sua malha de destinos no Estado e implantar novo centro de treinamento

O governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta quinta-feira (18/12), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para a ampliação da oferta de voos regionais no Estado. A empresa já se prepara para iniciar operação em Divinópolis, no Centro-Oeste, e estudará a ampliação de sua malha de voos e destinos regionais em Minas.

Para o governador, a expansão dos voos e de novos empreendimentos no Estado são resultados de um esforço de anos de planejamento para garantir o desenvolvimento econômico e a modernização da infraestrutura viária de Minas.

“Com imensa satisfação, podemos dizer, com muito orgulho que, ao longo desses 12 anos, a realidade de Minas é outra, como consequência de um trabalho desenvolvido por um governo comprometido com o planejamento de curto, médio e longo prazo. Alicerçado nisso, programas e ações com o compromisso de resultados. Nada pode ser mais gratificante e estimulante do que a concretude dos negócios mas, mais do que isso, o reconhecimento pela palavra que nos enche de ânimo para poder continuar, na certeza de que estamos com o norte certo”, afirmou.

O presidente da Azul, José Mário Caprioli dos Santos, à esquerda – Foto: Gil Leonardi / Agência Minas

Segundo o presidente da Holding Azul Linhas Aéreas, José Mário Caprioli dos Santos, a empresa também negocia a implantação de um centro de treinamento da Academia de Serviços Azul (ASA) no Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA), que está sendo construído em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Quero reafirmar o desejo de continuar crescendo em parceria com o Estado de Minas Gerais. De todos os estados da Federação, podemos afirmar que foi em Minas onde encontramos o melhor ambiente para desenvolver nossos negócios na relação entre o público e o privado. Foi um desenvolvimento construído a quatro mãos. Gostaria que esse legado construído pelo time que aqui está seja um legado do povo mineiro e que isso tenha continuidade”, destacou.

O Aeroporto de Divinópolis será o 11º servido pela Azul em Minas Gerais. A empresa já atua em Belo Horizonte (Pampulha e Confins), Uberaba, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Araxá, Patos de Minas, Governador Valadares e Ipatinga. Atualmente, são 240 pousos e decolagens diários da empresa no Estado. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves é a segunda maior base em número de operações e destinos servidos pela Azul, com mais de 70 voos diários.

Mais rotas para Minas

A Azul é a segunda companhia aérea que demonstra interesse em ampliar a oferta de rotas em Minas. No início deste mês, a Gol Linhas Aéreas firmou protocolo de intenções para aumentar a oferta de voos em novos mercados regionais, nacionais e internacionais, partindo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Montes Claros, Uberlândia e Juiz de Fora passarão, em um curto espaço de tempo, a contar com a oferta de voos regulares para destinos internacionais, como Punta Cana (República Dominicana), Buenos Aires e Lisboa, com uma conexão direta à malha aérea internacional.

Da mesma forma, devem ser ampliadas as frequências de voos entre Belo Horizonte e as cidades de Vitória, São Paulo, Salvador e Recife. No mercado doméstico, novos voos diretos serão implantados, partindo de Belo Horizonte para Juiz de Fora, Porto Alegre, São Luiz, Carajás, Natal e Maceió, e partindo de Montes Claros para Salvador e Porto Seguro. Juiz de Fora passará ainda a contar com dois voos diários regulares para Belo Horizonte e prosseguimento, sem troca de aeronave, para o aeroporto de Congonhas (São Paulo).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, o Governo de Minas trabalhou fortemente para a diversificação da economia e a atração de empresas aéreas contribuiu para os avanços econômicos conquistados no Estado.

“Quando a gente avalia os protocolos de intenção, percebe claramente a diversidade dos investimentos no Estado. Hoje não tem nenhum setor econômico que represente mais do que 15% da nossa força. Isso já chegou a mais de 60% num segmento só, que era a mineração. Aquilo que um dia foi sonho, podemos chegar ao final e dizer que é uma realidade”, ressaltou.

O secretário ainda afirmou que o Aeroporto Tancredo Neves será o terceiro maior aeroporto em fluxo de passageiro e conexão do país. “Isso era um sonho porque, quando começamos essa construção, éramos 300 mil passageiros por ano e vamos ultrapassar 11 milhões neste ano ou no que vem. Isso é resultado de trabalho com empresas como a Azul, que vai dobrar o número de voos em Minas, passando de 10 para 20. Seremos o Estado com o maior número de voos regionais em todo país. Isso é muito bom porque significa dizer que estamos unificando as pessoas, o comércio e a indústria com desenvolvimento econômico”, disse.

De olho no futuro

As negociações envolvendo o Governo de Minas e empresas como a Azul e a Gol estão alinhadas com o planejamento estratégico, que vem sendo conduzido pelo Estado desde 2003, visando a consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como um dos principais hubs de cargas e passageiros nacional e internacional do Brasil. A medida visa oferecer maior conectividade e competitividade para as empresas instaladas em Minas Gerais e maior mobilidade para todos os passageiros que saem ou se destinam ao Estado. A oferta de voos em cidades-polo do Estado também é uma reivindicação antiga.

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui