Galo foi superior durante toda a partida. Com o resultado, a equipe subiu para a quarta posição na classificação do campeonato.
Com intensidade parecida à utilizada há duas semanas, quando eliminou de forma histórica o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, o Atlético Mineiro goleou, de novo o rubro-negro carioca, dessa vez por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Independência, resultado que o colocou novamente no G4. Livre da ameaça de rebaixamento e sem chance de classificação à Libertadores, o Flamengo foi batido pela vontade e velocidade atleticana, que abriu vantagem de 2 a 0 na etapa inicial, e não deu nenhuma chance de reação ao rival.
Com o 17º triunfo no Brasileirão, o time atleticano chegou a 61 pontos, reassumindo a quarta colocação. Para continuar no G4 ao término da 35ª rodada, nesta quinta-feira, o Atlético terá de torcer contra o Grêmio, que receberá, em Porto Alegre, o seu arquirrival Cruzeiro. O time gremista terá de ganhar do líder para tirar a equipe de Levir Culpi sair da zona de acesso a Libertadores. Já o Flamengo segue com 47 pontos, no meio da tabela de classificação.
Ao contrário do que aconteceu no empate com o Figueirense, em 1 a 1, domingo passado, o Atlético atuou com o time titular, incluindo Diego Tardelli, que foi beneficiado por efeito suspensivo concedido pelo STJD. O Flamengo também esteve mais encorpado, de acordo com Vanderlei Luxemburgo, do que na derrota por 4 a 1, no Mineirão, que o eliminou da Copa do Brasil. Apesar disso, o alvinegro mineiro levou vantagem.
Fases do jogo
Repetindo o que fez em grande parte do jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, no Mineirão, o Atlético-MG dominou quase todo o primeiro tempo, jogando na base da velocidade e com deslocamentos constantes de seus jogadores ofensivos. Até fazer o gol, por meio de Luan, aos 24 min, o time atleticano tinha criado pelo menos quatro chances. Na melhor delas, aos 10 min, Douglas Santos havia acertado belo chute no travessão. Em outra, aos 20 min, Carlos obrigou Paulo Victor a fazer difícil defesa.
Atlético goleou o Flamengo por 4 a 0 nesta quarta – Foto: Alexandre Guzanshe / Super Esportes
Depois que Luan colocou o time anfitrião em vantagem, o ritmo se manteve, com outras chances criadas e desperdiçadas. Aos 28 min, Marcos Rocha, livre, chutou forte e Paulo Victor defendeu com os pés. O Flamengo, que no início do jogo tentou adiantar a marcação, mas sem conseguir conter o ímpeto ofensivo alvinegro, tentou tirar proveito na reta final do primeiro tempo, de uma redução na velocidade dos mandantes para tentar atacar. Mas, não conseguiu, continuou dominado e viu Digo Tardelli aumentar a vantagem, de pênalti, aos 45 min.
O Flamengo voltou com o volante Amaral no lugar do meia Lucas Mugni. O Atlético retornou sem mudanças e teve ótima chance para ampliar o placar, aos 5 min, em dois lances consecutivos. No primeiro, Paulo Victor saiu e abafou chute de Luan, no rebote Douglas Santos obrigou o goleiro flamenguista a outra grande defesa. Com menos de 10 min, a torcida atleticana ensaiou gritos de “olé”, enquanto o time tocava a bola no ataque. Aos 12 min, a arbitragem anulou gol de Carlos, sob alegação de impedimento, que gerou reclamações dos atleticanos.
Aos 18 min, Luan fez o seu segundo gol na partida, em mais um rápido ataque atleticano. Dátolo fez a jogada pela esquerda, criou e Luan colocou a bola nas redes. No lance, ele se chocou na trave e teve de ser substituído, deixando o campo com dores no ombro esquerdo. O jovem Dodô entrou no lugar dele e marcou o quarto gol, aos 27 min. O time da casa ainda teve chances para marcar mais gols, mas administrou o triunfo, aos som dos entusiasmados gritos e cânticos do seu torcedor.
Atlético 4 x 0 Flamengo
Data: 19/11/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Luan, Marcos Rocha (Atlético-MG)
Gols: Luan, aos 24 min e Diego Tardelli, aos 45 min do primeiro tempo; Luan, aos 18 min e Dodô, aos 27 min do segundo tempo
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo (Eduardo) e Luan (Dodô); Diego Tardelli e Carlos (Marion)
Técnico: Levir Culpi
Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Marcelo e Anderson Pico (João Paulo); Márcio Araújo (Luiz Antônio), Canteros, Lucas Mugni (Amaral) e Everton; Gabriel e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
(Fonte: UOL Esportes)