O mais importante no momento da ligação é manter a calma para descrever com a maior riqueza de detalhes a situação ao médico regulador que irá realizar o atendimento
As pessoas estão sujeitas a passar ou presenciar situações de emergência relacionadas à saúde ou um acidente. Nesses momentos é realmente difícil manter a calma e nem sempre as pessoas sabem para qual órgão ligar e pedir a ajuda adequada. Em caso de um acidente de trânsito, é recomendado ligar para o Samu ou para o Corpo de Bombeiros? E em caso de um mal súbito?
Esses questionamentos são muito comuns, ainda mais em momentos emergenciais, principalmente porque tanto o Samu quanto os Bombeiros podem prestar primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar. Por isso, algumas informações são fundamentais para que se possa entender as peculiaridades de cada demanda e pedir auxílio correto.
Os números são parecidos – Samu 192 e Bombeiros 193 – o que pode gerar uma confusão na hora de ligar. O mais importante no momento da ligação é manter a calma para descrever com a maior riqueza de detalhes a situação ao médico regulador que irá realizar o atendimento telefônico e seguir os passos indicados por ele.
Lembre-se que nem sempre será necessária a presença de uma equipe de atendimento no local e essa definição será feita justamente por meio das informações passadas no contato via telefone.
Confira na tabela abaixo o momento certo de acionar o Samu ou os Bombeiros:
(Agência Minas)