Professora de Ipatinga ganha intercâmbio nos Estados Unidos

0

Simone Martinho ministra aula para 60 alunos portadores de deficiência. Ela é a única representante de Minas entre 16 selecionados em todo Brasil.

A dedicação em treinar crianças, jovens e adultos com deficiências rendeu à professora de Educação Física ipatinguense Simone Martinho o reconhecimento do governo norte-americano. Simone integra um grupo de 16 professores do Brasil que, na próxima semana, embarcam para os Estados Unidos para um intercâmbio de 15 dias. Durante esse período, a representante de Ipatinga e de Minas Gerais passará por capacitações, palestras e aulas práticas com profissionais pessoas com algum tipo de deficiência em Washington.

Simone integra um grupo de 16 professores do Brasil que participarão de um intercâmbio nos Estados Unidos – Foto: Secretaria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Ipatinga

Simone Martinho é responsável pelos dois Núcleos de Esportes Adaptados implantados pela Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), em parceria com a Prefeitura de Ipatinga. Um dos Núcleos funciona nas instalações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro das Águas, e o outro na Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage, no bairro Chácaras Madalena. Os três Núcleos são mantidos com apoio da Prefeitura Municipal.

Surpresa

O reconhecimento internacional foi comemorado pela professora de Ipatinga como mais um incentivo para continuar o trabalho. “Foi uma honra e uma surpresa muito grande. Em Minas Gerais, apenas três pessoas foram contempladas com esse intercâmbio, e tive a sorte de o meu currículo ser selecionado”, conta Simone, que terá todas as despesas da viagem custeada pelo governo dos Estados Unidos.

Formada em Educação Física em 1998 pela Unileste, Simone Martinho atualmente dá aulas para 60 alunos com deficiência. Em agosto deste ano ela esteve à frente da equipe paraolímpica de Atletismo de Ipatinga, que encerrou a fase final dos Jogos de Minas (Jemg 2014) na primeira colocação geral no Módulo I feminino (estudantes de 12 a 14 anos) e em segundo lugar no Módulo II feminino (na faixa etária de 15 a 17 anos). A equipe comandada por Simone conquistou 19 medalhas de ouro, quatro de prata e mais quatro de bronze. A professora comandou ainda os atletas da bocha, que conquistaram duas medalhas de ouro e outras duas de prata.

“Sinto-me realizada com o trabalho que faço em Ipatinga, nos núcleos da Liespe e que contam com o apoio da prefeitura, que abraçou esse projeto. Cada sorriso e gesto de uma pessoa com deficiência após uma evolução é um prêmio que recebo na minha vida. Quero voltar desse intercâmbio ainda mais preparada apara ajudar as pessoas”, diz a professora, que tem viagem marcada para o dia 15 de outubro.

Simone Martinho é responsável pelos Núcleos de Esportes Adaptados da Liespe em Ipatinga – Foto: Secretaria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Ipatinga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui