Cemig alerta para o risco de falta de energia provocada por queimadas

0

Queimadas podem acarretar resultados catastróficos. Companhia informa como realizar queimada com segurança.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), divulgou na tarde desta sexta-feira, 10 de outubro, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, um comunicado alertando para os riscos da prática de queimadas. De acordo com a nota, as queimadas podem acarretar, aos sistemas ecológicos e à sociedade, resultados catastróficos.

“O fogo atinge propriedades, mata animais, destrói reservas naturais, nascentes, deixa a terra improdutiva e, em contato com a rede elétrica, pode deixar bairros e até cidades inteiras sem luz. Em áreas rurais, antes de executar as queimadas, deve-se primeiro solicitar autorização aos órgãos competentes”, diz Claudemiro Dantas, líder de negócios da Cemig em Governador Valadares.

Torre de transmissão de energia foi atingida pelo fogo em 2013 (Foto: Diego Souza/G1)

Ainda de acordo com a Cemig, a queimada deve ser feita de forma controlada, com construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno. A companhia também pede que não se realizem queimadas a menos de 15 metros das margens de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

“Não jogue pontas de cigarros ou fósforos na beira das estradas. Também não deixe espelhos, garrafas ou cacos de vidros na vegetação. Esses objetos refletem o calor do sol e podem aquecer a vegetação seca, dando origem a grandes incêndios. Quanto às fogueiras utilizadas em festas e acampamentos, sempre as apague com água ou terra para evitar que o vento leve as brasas para a mata”, explica Claudemiro.

Ao avistar focos de incêndios, o ideal é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais.

“As queimadas urbanas utilizadas para a queima do lixo doméstico, folhas secas e entulhos para limpeza inadequada de terrenos baldios causam poluição, doenças respiratórias como asmas e rinite, além de aumentar a sensação de calor. Outro grave problema são os acidentes com a rede elétrica ao ser atingida pelas chamas, como curtos-circuitos, explosões, choques e falta de energia”, finaliza. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui