Lançamento integra as ações do 28º Salão de Poesia Psiu Poético. Autor dialoga com as palavras e imagens na obra.
Natural da cidade Entre Folhas, Leste de Minas Gerais, o escritor e artista plástico Elias Rodrigues de Oliveira lança nesta quinta-feira (9), em Montes Claros, a coletânea de poesias “Corpointeiro”. O lançamento compõe as ações do 28º Salão de Poesia Psiu Poético.
Formado por 115 poemas que dialogam com diversas ilustrações, o escritor comenta que “Corpointeiro” nasceu do conjunto de ações que envolvem as práticas visuais e literárias. “Esse livro aborda diferentes fases da vida: nascer, brincar, amar, morrer e transcender. Nele também existe uma parte intitulada de Espirros, formado por poemas que lembram o hai-kai”, comenta o escritor.
Infância no interior contribui para a criação literária de Elias (Foto: Arquivo Pessoal)
Formado em arquitetura pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG), Elias relata que não se considera “nem poeta e nem artista plástico”. “Corpointeiro” ganhou em 2002 uma bolsa da Biblioteca Nacional para ser publicado.
“São duas linguagens. Penso nelas como complementos, duas perspectivas que existe em paralelo. O livro segue um estilo generalista, pois eu prefiro trabalhar com vários segmentos. Algumas imagens existiam no passo como também alguns textos. Uma contribui para a outra”, diz.
O lançamento da obra será realizado nesta quinta-feira (9), as 20h, no Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na região central de Montes Claros, próximo a Igreja da Matriz.
Elias Rodrigues de Oliveira é autor de outras quatro obras, “Estéticas do interior – imagens”, “olha procê vê!”, “Corpointeiro” e “Imagens do Imaterial no Norte Mineiro”, ainda em fase de produção. A entrada para o lançamento é gratuita. (G1)