Professores participam de fórum na Olimpíada do Conhecimento

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Evento especial destinado a promover a reflexão e a interação entre os professores que participaram da oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, o Fórum de Educação para o Mundo do Trabalho teve dois dias de programação, com palestras, debates, apresentação cultural e visitação às áreas de atividades da olimpíada.

A diretora de política de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Nilva Schroeder, ressaltou que o objetivo do fórum é investir e motivar o professor. “O foco principal em uma olimpíada como essa é a inovação, mas a inovação se faz com pessoas”, destacou. “E para isso é preciso contribuir de todas as maneiras para que essas pessoas, ou seja, os docentes dos institutos federais, sintam-se valorizadas e motivadas.”

Da esquerda para a direita: professores João Tomaz, Margarida Maria Higino e Sidilene Gonçalves, do IFMG Campus São João Evangelista – Foto: Kelly Aguiar/Divulgação

Para a diretora, o apoio do MEC à participação desses professores na Olimpíada do Conhecimento é uma forma de motivá-los. “Esperamos que eles saiam daqui com a ideia de que a pesquisa e as situações-problema são fundamentais para a construção do conhecimento”, alertou. “Tenho certeza de que, durante o fórum, foi possível para os docentes enxergar de forma mais nítida a importância de um evento desse porte.”

Ainda de acordo com Nilva, os professores, ao conhecer o que as outras instituições de ensino estão produzindo, ficam motivados, “graças a essa imersão na inovação”.

Professores do campus de São João Evangelista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) observam o momento como importante para o aprimoramento da prática docente, além de permitir o intercâmbio de ações e ideias com outras unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e com a realidade das escolas do Sistema S. “Foi um momento importante para atualização e reflexão sobre a prática docente, do ensino em sala de aula e da relevância da pesquisa no aprendizado do aluno”, disse o professor João Tomaz.

A professora Margarida Maria Higino de Jesus ressaltou o papel do fórum de aproximar os docentes de diferentes instituições e promover a reflexão sobre o trabalho desenvolvido em busca de melhorias. Quanto à participação do MEC na olimpíada, Margarida destacou a aproximação entre os institutos federais e escolas do Sistema S. “Todos saíram ganhando.”

Debates

No primeiro dia do fórum, na quinta-feira, 4, os professores assistiram à palestra O Papel do Docente na Realização do Projeto Político Pedagógico, ministrada por Vasco Moretto. Depois, divertiram-se com a apresentação teatral Curso de sobrevivência à epidemia Zumbi – uma forma lúdica de apresentar a formação por competências.

Na sequência, participaram de mesas de debates. A primeira delas, Elementos que Identificam a Apropriação da Metodologia Senai de Educação Profissional no Cotidiano da Prática Docente. A segunda, Situações de Aprendizagem: Práticas que Motivam e Transformam.

Ainda no primeiro dia, os professores assistiram às palestras Educação Significativa Envolve Conteúdo e Método, ministrada pelo professor Luís Carlos de Menezes, e O Professor do Século 21: as Tendências, as Tecnologias e as Transformações, ministrada pelo professor Gil Giardelli.

O segundo dia, quinta-feira, 5, foi dedicado à visita às áreas da olimpíada para os docentes conhecerem os projetos das diversas áreas apresentados na competição.

(Ascom Ministério da Educação)

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