Os 30 alunos, aprovados através do ENEM, foram recepcionados no Auditório da instituição e assistiram à Aula Inaugural, ministrada pelo médico Ademir Camilo
Priorizar a Atenção Primária à Saúde e humanizar a relação entre os futuros médicos e pacientes. Estes são alguns dos principais objetivos do curso de Medicina, oferecido pelo Campus do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Teófilo Otoni, cujo início aconteceu nesta terça-feira, dia 9 de setembro. Trata-se de um momento histórico, uma vez que esta será a primeira graduação em Medicina oferecida na região.
Os 30 alunos, aprovados através do ENEM, foram recepcionados no Auditório da instituição e assistiram à Aula Inaugural ministrada pelo médico Ademir Camilo.
Até o final de 2016, o curso funcionará na estrutura já existente no Campus do Mucuri. Visando melhor atender aos alunos e professores, nos últimos meses são realizadas algumas adequações para a acomodação dos laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Genética, entre outros.
Além do espaço atualmente oferecido, o curso de Medicina ainda terá outro prédio com cerca de seis mil metros quadrados. O processo de licitação já foi aberto e a previsão é que, a partir de 2017, os discentes possam utilizar a nova estrutura.
A UFVJM também fechou convênios com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Hospital Santa Rosália, que viabilizam as atividades de residência médica e os estágios supervisionados dos acadêmicos.
(Foto: Campus do Mucuri da UFVJM / Informações: Diário de Teófilo Otoni)