O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) adiou para setembro a abertura das propostas para a elaboração do anteprojeto da Variante Santa Bárbara, que compreende um trecho de 45 quilômetros entre Itabira e Nova Era. O empreendimento é parte do projeto de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), que tem hoje quatro lotes em obras.
O certame para a contratação da empresa que irá elaborar os estudos preliminares e o anteprojeto da variante estava previsto para a próxima quinta-feira. Porém, o processo licitatório foi adiado para 15 de setembro, conforme aviso publicado ontem no “Diário Oficial da União (DOU)”. A concorrência é realizada através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Eletrônico.
Além da variante, o projeto de duplicação da rodovia compreende mais 11 lotes. Deste total, nove já foram contratados. Neste mês, foram assinados os contratos para os lotes 4, que compreende um trecho de 18,8 quilômetros entre Ribeirão Prainha e Nova Era, e o 5, entre Nova Era e João Monlevade, com 22 quilômetros de extensão.
Os dois trechos serão executados pelo consórcio Isolux/Corsan. Os investimentos previstos nestes lotes somam R$ 259 milhões. O Dnit não informou quando a ordem de serviço será assinada.
As primeiras ordens de serviço para a duplicação da BR-381 foram assinadas em maio pela presidente Dilma Rousseff. Foram contemplados cinco lotes que totalizam 199 quilômetros nos trechos de Governador Valadares até o ribeirão Prainha, e do rio Una até Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto prevê a construção de cinco túneis, 34 pontes, 66 viadutos, 31 passarelas, 150 paradas de ônibus e a edificação de 133.800 metros de defensas, além de restauração de pista.
De acordo com dados do Dnit, nos lotes 1 e 2, entre Governador Valadares e Jaguaraçu, as obras de restauração de pista já foram iniciadas e os projetos para a adequação da capacidade das travessias urbanas estão em fase de aprovação. Além disso, os termos de referência para a contratação do projeto executivo da duplicação estão em elaboração.
Inicialmente, os dois lotes de 133 quilômetros de extensão não seriam duplicados. Porém, o governo atendeu ao pleito dos municípios da região e incluiu a intervenção no projeto.
Túneis
Outra obra já iniciada é a construção dos túneis no rio Piracicaba. Conforme o Dnit, estão sendo realizadas a montagem da estrutura metálica e a escavação do maciço. Os lotes 3.1, entre Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha, e 6, entre João Monlevade e rio Una, estão em fase de elaboração de projeto.
Já os lotes 8A e 8B, que compreendem um dos trechos mais críticos da rodovia, entre Caeté e Belo Horizonte, estão em fase de atualização do orçamento para uma nova tentativa de contratar as obras. Em junho, a concorrência foi considerada deserta.
As desapropriações necessárias para dar andamento ao projeto afastaram as empresas. O edital lançado pelo governo federal previa a retirada de 1,5 mil famílias pela vencedora.
(Diário do Comércio)