A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nessa sexta-feira a distribuição e comercialização, em todo o país, do lote 32966047S1 da água mineral da marca São Lourenço, produzida pela Nestlé. Segundo comunicado da agência, o lote, que possui validade até 23 de outubro de 2014, apontou “a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária”.
A amostra foi coletada pela Vigilância Sanitária de Campinas (SP) após denúncia de um consumidor que relatou gosto estranho do produto. A bactéria Pseudomonas aeruginosa causa alterações de odor e sabor nos alimentos, mas normalmente não representa risco preocupante à saúde. No entanto, em crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico fragilizado, a bactéria pode causar infecções, disse a Anvisa em comunicado.
“A vigilância sanitária de Minas Gerais, onde está localizada a fábrica do produto, já foi acionada para adotar as medidas necessárias junto à empresa. A medida tem validade imediata. O lote em questão não pode ser comercializado e o recolhimento é de responsabilidade do fabricante.”
Em relação à resolução da Anvisa publicada hoje no Diário Oficial da União, a Nestlé Waters informa que desde que recebeu o primeiro contato da autoridade sanitária, em fevereiro/14, informando sobre alteração de parâmetro no lote 32966047S1 da Água São Lourenço Natural Sem Gás 300 ml, produzido em outubro de 2013, tomou a decisão de suspender imediatamente a distribuição e comercialização do referido lote. A medida foi tomada ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, em diversas amostras do mesmo lote, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente. (Veja)