Coronel Murta abre as portas para o ecoturismo

0

Conhecida como a “Terra do Sol”, a simpática e hospitaleira Coronel Murta, no médio Vale do Jequitinhonha, vem despertando cada vez mais, a atenção de um público diferenciado: os amantes da natureza e do ecoturismo.

A cidade tem um conjunto de atrativos que conta como estrela principal, a praia, suas ilhas, montanhas e serras que circulam a cidade, a exemplo da serra do Elefante, do Frade, Peito de Moça, Itacambira e Pé de Serra, todas propícias ao montanhismo.

Ali, a natureza quase que intocada – uma raridade nos dias de hoje – mostra que o potencial para o ecoturismo é enorme. A ainda pouco explorada beleza do município, se abre agora para o ecoturismo.

Serra do Frade, uma das belezas naturais de Coronel Murta – Foto: Fabiano Rocha

Guilherme Sena Fulgêncio, da empresa Inovar, de Araçuaí, acredita neste caminho. Todos os domingos, acompanhado por um grupo de amigos, ele pratica rapel na ponte sobre o rio Jequitinhonha, uma modalidade de esporte em que se usam cordas e equipamentos para descer de lugares altos, como morros, pontes e prédios.

“Não há lugar aqui em Coronel Murta em que você faz uma foto e que ela não fica bonita. É uma paisagem maravilhosa”, diz ele.

“Nossa intenção é mostrar estas belezas”, explica Guilherme, autor do projeto “Pé na estrada”, que tem como objetivo mostrar o potencial turístico das cidades do Vale, a partir de suas belezas naturais.

Os atrativos de Coronel Murta

Às margens do Rio Jequitinhonha, Coronel Murta oferece um dos melhores locais para a prática de ecoturismo, como caminhadas, luaus, caving (passeio em grutas), observação de pássaros, camping, e esportes radicais tais como flutuação, mergulho, rafting, rapel, tirolesa, e demais atividades do setor que podem transformar o município, como um dos principais polos eco turísticos do médio Vale do Jequitinhonha

Um passo importante já foi dado: O município foi reconhecido e inserido no Circuito Turístico pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais.

Além de toda a beleza natural, a extração mineral, cujas valiosas pedras como turmalinas, quartzos e águas-marinhas, são comercializadas em todo o país, e até mesmo exportadas, fazem a ‘fama’ da cidade.

Vista da cidade de Coronel Murta – Foto: Fabiano Rocha

A tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada em maio, e as festas juninas, como o Grande Forró, e sua cavalgada, além de festas religiosas como a de São Sebastião em Freire Cardoso (distrito da cidade) em janeiro e Festa de Nossa Senhora Aparecida completam um cenário que aos poucos vem sendo trabalhado por entidades e instituições, como a Abita, prefeitura, Inovar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de vereadores e comércio.

Apesar de pequena, Coronel Murta é uma cidade bonita e encantadora, e um dos seus maiores atrativos, é a fidalguia do seu povo, hospitaleiro e acolhedor. “São finos, educados, festivos, alegres, acolhedores”, comenta uma turista de Belo Horizonte, ao se referir aos moradores do lugar.

À noite, o footing se forma na praça central da cidade, onde existem lanchonetes, bares e pousadas. “Estamos aqui para abraçar e receber a todos”, garante Geraldo Badaró, proprietário de um quiosque às margens do Jequitinhonha.

Rio Jequitinhonha em Coronel Murta – Foto: Fabiano Rocha

Vista da praia de Coronel Murta, ao fundo a ponte utilizada para a prática de rapel – Foto: Fabiano Rocha

Os visitantes também poderão saborear a deliciosa comida mineira – Foto: Fabiano Rocha

(Fonte: Gazeta de Araçuaí / Sérgio Vasconcelos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui