Alterações nos limites do Parque Alto Cariri serão debatidas em audiência pública

0

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (15/7/14), às 10 horas, no Auditório, audiência pública para debater o Projeto de Lei 4.743/13, que dispõe sobre a alteração dos limites da área do Parque Estadual Alto Cariri, que fica no Vale do Jequitinhonha. A reunião foi solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT).

(O parque é responsável pela preservação do macaco muriqui – Foto: Reprodução)

Criada em 2008, a unidade de conservação ocupa ocupa áreas dos municípios de Salto da Divisa e Santa Maria do Salto e abriga remanescentes de mata atlântica onde vivem espécies ameaçadas de extinção como o mono-carvoeiro, também conhecido como macaco muriqui, maior primata das Américas. O objetivo do projeto é desafetar 368 hectares do parque e acrescentar outros 436 hectares, de modo que ele passe a contar com área total de 6.214 hectares.

De acordo com o deputado Carlos Pimenta, também autor da proposição, com essa mudança pretende-se excluir do parque uma área urbanizada e acrescentar outra composta por fragmentos de floresta, buscando preservar espécies da fauna ameaçadas de extinção e espécies endêmicas da flora. A proposição recebeu parecer pela legalidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda parecer da Comissão de Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui