Servidores estaduais da saúde mantém greve e ocupam sala da ALMG

0

Ainda sem receber qualquer proposta do governo, os servidores estaduais da saúde decidiram, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (10), pela continuação da greve que perdura há 15 dias. A reunião aconteceu no hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que teve o salão do chá ocupado pelos manifestantes. Eles prometem permanecer no local até que a negociação com o governo avance. Além disso, um grupo dos servidores ainda continua acampada em frente ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Assembleia que decidiu pela continuação da greve aconteceu na manhã desta terça-feira (10) – Foto: Sind-Saúde

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), eles foram convocados para uma reunião na noite de segunda-feira (9), porém, acabaram sendo recebidos pelo chefe de gabinete da secretaria de saúde. Durante o encontro, o representante do governo teria oferecido um calendário de três meses de discussão sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Porém, em contrapartida, a greve deveria ser suspensa.

Com isso a categoria se disse frustrada com o encontro, já que em 2012 o governo fez um chamado semelhante visando a revisão do plano de carreiras, sendo que a discussão levou meses e não resultou em nada. Assim, eles decidiram pela manutenção da greve e ocuparam o salão do chá da ALMG. Segundo a assessoria da casa, os manifestantes pretendem continuar ocupando o local pacificamente até que a discussão com o governo se inicie.

Durante a assembleia, alguns deputados se comprometeram a ajudar os servidores da saúde, porém, até o momento nenhuma reunião na ALMG foi marcada. Ainda de acordo com a assessoria da Assembleia, na sexta-feira (13) haverá na Justiça uma audiência de conciliação entre o Estado e o sindicato.

Ainda de acordo com o sindicato, os servidores pretendem organizar um “Arraial da Greve”, em frente ao João XXIII, visando aumentar o diálogo com a população sobre os motivos da paralisação.

Secretaria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, por meio de sua assessoria, que o Governo mantém diálogo permanente com os servidores, por meio do Comitê de Negociação Sindical (Cones) e de reuniões específicas, e reafirma o compromisso com o cidadão na prestação dos serviços. No final do ano passado, acordos com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde) e outras entidades representativas do Sistema de Saúde teriam sido assinados.

Ainda conforme a SES, os pontos acordados estão sendo cumpridos, não havendo motivação para realização de novas manifestações e paralisações, conforme compromisso firmado entre a categoria e o Governo. Em relação à redução da carga horária semanal de 40 para 30 horas, com remuneração proporcional, de diversos profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), já foram atendidos 2.160 pedidos, o que representa 90,79% das solicitações. (O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui