Presença de animais nas ruas preocupa pedestres e motoristas de Teófilo Otoni

0

O aumento do número de animais nas ruas preocupa pedestres e motoristas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Principalmente cavalos e burros podem ser encontrados facilmente nos bairros e até na área central da cidade.

A funcionária de uma loja na região central reclama do odor provocado pelas fezes dos animais. “É insuportável o odor causado pelas fezes desses bichos, os funcionários da prefeitura sempre limpam aqui, mas às vezes chegamos para trabalhar de manhã e encontramos montes de dejetos, até mesmo aqui na porta da loja”. Ela conta também, que os animais podem provocar acidentes, “semana passada, quando voltava do horário de almoço, presenciei um motociclista quase batendo em um cavalo na Avenida Luiz Boali. A prefeitura precisa tomar uma providência urgente.”

Para o cidadão Francisco Couy, o problema exige ainda mais atenção no trânsito. “É preocupante, estamos com um número grande de vacas, cavalos, éguas e jumentos, tanto nos bairros, quanto na área central da cidade. Isso significa que eles estão sendo criados soltos.”

(Cavalos transitam normalmente em meio aos veículos na região central da cidade – Foto: Francisco Couy / Reprodução Facebook)

A fiscalização no perímetro urbano da cidade é obrigação da prefeitura municipal, mas segundo o diretor responsável, ainda não existe um local para colocar os animais apreendidos. “Hoje nós fazemos a fiscalização em motos, tiramos os animais de áreas de riscos e tocamos para uma área mais rural. Ainda não temos um lugar específico para prisão dos animais, mas o prefeito já determinou a construção de um curral adequado e a contratação de um vaqueiro.”

O problema é percebido também na BR-116, que corta a cidade de Teófilo Otoni. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a situação se agrava no período de maio a setembro. Em virtude da seca, os animais tendem a passar pela rodovia à procura de pastagem. Isso aumenta o risco de acidentes, já que o tráfego de veículos é muito auto.

Ainda de acordo com a PRF, somente em 2014, foram registradas cinco apreensões de animais. A PRF reforça que a penalidade para quem deixa um animal solto varia de 15 dias a 2 meses de prisão ou multa.

(Animais pastam tranquilamente na Praça Tiradentes – Foto: Victor Couy / Reprodução Facebook)

(Vacas fotografadas próximo ao Forum – Foto: Victor Couy / Reprodução Facebook)

(Redação do Portal Aconteceu no Vale baseada em reportagem da Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui