Estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) apontam para uma ligeira queda no número de crimes violentos registrados em Minas Gerais. Em abril, o Estado registrou 8.773 ocorrências de estupro tentado e consumado, roubo, extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado e homicídio tentado e consumado. Já no mês anterior, foram 9.090 casos, uma redução de 3,4%.
Ainda conforme os dados da Seds, houve queda de 7% no número de homicídios. Em abril foram 378 assassinatos em todo o Estado contra 353 em abril. Entretanto, os números ainda são muito maiores que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando 335 pessoas foram mortas em todo o Estado. Já o número de roubos apresentou queda menos expressiva. Na comparação entre abril e maio, o número de ocorrências caiu 2,6%, passando de 7.958 para 7.728.
“Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos para garantir melhora dos índices ao longo de 2014, assim como a sensação de segurança na população, que é outro indicador muito importante”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz.
Até o final de 2014, a Seds informou que serão investidos cerca de R$ 600 milhões na segurança pública de Minas. Entre as medidas previstas estão o aumento do efetivo das polícias, com a contratação de seis mil novos policiais civis, militares e bombeiros, e a instalação de mais quatro bloqueadores de celular nas unidades prisionais do Estado. Além disso, 3 mil novas viaturas foram adquiridas para o Estado e a maior parte já foi distribuída.
(Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia)