Programa para fortalecer alimentação escolar avança no interior do estado de Minas Gerais

0

Seminário em Diamantina mostra ações para beneficiar estudantes e agricultores familiares de Minas Gerais

Será aberto nesta quinta-feira (15/05), na Pousada do Garimpo, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o Seminário Regional do Programa Cultivar, Nutrir e Educar. Haverá uma apresentação, às 15h, sobre o projeto Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar, por Lucas Oliveira Scarascia, superintendente de Abastecimento Alimentar e Comercialização da Subsecretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O programa estruturador Cultivar, Nutrir e Educar foi criado pelo Governo de Minas Gerais para garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária para os alunos da rede pública de ensino do Estado. As ações do programa estão voltadas para promover a educação alimentar e nutricional e fortalecer a alimentação escolar. Ao mesmo tempo, o programa apoia a produção, o beneficiamento e a comercialização de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento das escolas.

De acordo com Scarascia, o Cultivar, Nutrir e Educar alcançava 130 municípios mineiros em 2013 e, para 2014, está prevista a inclusão de mais 90 municípios e o atendimento alcançará 1.200 agricultores. Na região serão incluídos no projeto: Conceição do Mato Dentro, Igarapé, Itabira, Itabirito, Itamarandiba, Mário Campos, Ouro Preto, Rio Vermelho, Serro e Virginópolis. As escolas desses municípios serão também atendidas pelo Cultivar, Nutrir e Educar.

“Trata-se de um programa tão importante que o desenvolvimento de suas ações envolve o esforço conjunto de quatro secretarias de Estado: Secretaria-Geral da Governadoria, por meio do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CTSANS), Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Saúde (SES), e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por intermédio da Subsecretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária”, explica o superintendente.

A parceria desses órgãos tem por objetivo o cumprimento da Lei Federal 11.947/2009, que estabelece o compromisso de as escolas estaduais adquirirem dos agricultores familiares 30% dos alimentos necessários à composição da alimentação dos estudantes. “Uma das propostas do programa é organizar, capacitar e tornar aptos os agricultores familiares para atenderem ao mercado institucional das escolas públicas estaduais”, enfatiza.

“O projeto fortalece o trabalho que vêm desenvolvendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculados à Seapa”, diz ainda Scarascia. “A parceria com esses órgãos tem garantido diversos benefícios para a realização das ações.”

Programação

O seminário será aberto às 9h30 com uma apresentação do bispo Dom Mauro Morelli sobre o Binômio Educação e Nutrição: Direito Humano à Alimentação Saudável, Adequada e Solidária. Em seguida haverá a palestra da gerente do Cultivar, Nutrir e Educar no Sisan (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional), Jaqueline Junqueira.

A programação da tarde começa com palestra sobre Processo: Alimentação Escolar, com Clarice Ferreira Dutra. Depois o projeto Estratégias Nutricionais de Promoção à Saúde será analisado pela gerente Ângela Vieira, e em seguida Lucas Scarascia fará sua apresentação. Fechando a parte de palestras, Rafael Rodrigues de Almeida, técnico em agropecuária do IMA, vai dar explicações sobre o Diagnóstico e Cadastramentos das Agroindústrias Familiares

Para a sexta-feira (16/05) estão programados trabalho em grupo e apresentação da agenda de compromissos das instituições que desenvolvem o Cultivar, Nutrir e Educar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui