Em dia de celebração, em função da canonização de dois papas, João Paulo II e João Paulo XXIII, a comunidade católica da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vive momentos de tristeza. O luto é pelo fato do arcebispo emérito da Arquidiocese de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, de 77 anos, ter sido encontrado morto na manhã deste domingo (27) na casa em que vivia.
As causas da morte do arcebispo ainda são desconhecidas, de acordo com a arquidiocese da cidade. Ainda segundo a instituição, a suspeita é que o religioso tenha morrido no sábado porque foi encontrado na mão dele um jornal do dia 26 deste mês.
A Polícia Militar (PM), não foi acionada para atender a ocorrência. Segundo a corporação quando acontece uma morte por causas naturais a policia não é acionada. Porém, a arquidiocese não soube informar as causas da morte do arcebispo.
O velório acontece na tarde deste domingo (27) na Catedral Metropolitana de Uberaba. Uma missa de corpo presente será realizada nesta segunda-feira (28) às 11h por Dom Paulo Mendes Peixoto, atual arcebispo de Uberaba. Em seguida, o corpo será sepultamento no interior da Catedral.
(Foto: Reprodução Facebook)
Trajetória
Dom Roque foi o 6º bispo e 3º arcebispo de Uberaba. Nasceu em 19 de junho de 1936 na cidade de São Vendelino, no Rio Grande do Sul.
O religioso estudou Filosofia no convento da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, em Brusque, em Santa Catarina. Cursou Teologia em Taubaté, em São Paulo, onde foi ordenado padre em 29 de junho de 1961 pelas mãos de dom Francisco Borges do Amaral. (O Tempo)