Quase 300 pessoas desaparecem após naufrágio na Coreia do Sul

0

Segundo a emissora ‘CNN’, quatro mortes foram confirmadas. Embarcação com mais de 400 a bordo virou no litoral do país.

Ao menos quatro pessoas morreram, segundo a emissora “CNN” e 292 estão desaparecidas depois que uma balsa com 459 passageiros afundou, nesta quarta-feira, 16 de abril, na Coreia do Sul. Até agora, cerca de 160 pessoas foram resgatadas em uma operação que envolve 34 barcos e 18 helicópteros.

A balsa, com capacidade para 900 passageiros, transportava em sua maioria estudantes.

As vítimas seriam três homens – um deles um estudante – e uma mulher que integrava a tripulação.

Em um primeiro momento as autoridades anunciaram que 368 pessoas haviam sido resgatadas, mas depois retificaram a informação e confirmaram o resgate de apenas 164.

FOTO: HYUNG MIN-WOO / YONHAP / VIA REUTERS

A embarcação que teria se inclinado após raspar o casco no fundo do mar. Pelo menos 325 passageiros eram estudantes que saíram do porto de Incheon rumo à ilha de Jeju, um dos principais pontos turísticos do país asiático, conhecido como o “Havaí sul-coreano”. O sinal de socorro foi emitido às 9h no horário local (21h de Brasília de terça).

As operações de socorro envolvem 18 helicópteros e 34 navios, mercantes, militares e da guarda costeira. O acidente ocorreu a cerca de 20 km da ilha de Byungpoong.

Várias pessoas foram resgatadas por barcos de pesca e navios mercantes que estavam na região antes da chegada da guarda costeira.

Também participaram no resgate mergulhadores e forças especiais da marinha.

“Houve um grande choque e o ferry parou”, disse um passageiro por celular ao canal de televisão YTN. “O barco adernou e precisamos segurar em alguma coisa para não cair”.

A balsa, uma embarcação de 6.825 toneladas, zarpou do porto de Incheon na terça-feira à noite, mas começou a registrar problemas depois de percorrer 13 milhas (20 km), diante da ilha de Byungpoong.

As causas do acidente são desconhecidas, mas alguns sobreviventes afirmaram que a balsa parou de repente, como se tivesse encalhado, apesar das condições meteorológicas favoráveis.

Os pais dos alunos se reuniram na escola de Ansan à espera de notícias e tentavam obter notícias dos filhos.

O tráfego marítimo entre a Coreia do Sul e suas múltiplas ilhas é muito intenso e os acidentes são raros, mas em outubro de 1993 quase 300 pessoas morreram no naufrágio de uma balsa. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui