A tranquilidade natural da tarde deste domingo, 06 de março, foi quebrada pela presença de um visitante nada comum na no bairro Jardim Iracema em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Um macaco apareceu na Rua Leonardo Hollerbach e começou a circular pelos fios de alta tensão, despertando a atenção e preocupação dos moradores.
(Foto: Eveline Coimbra)
O tamanho do animal foi o que mais chamou atenção dos populares, que não estão acostumados com esse tipo de espécie circulando em áreas urbanas.
A Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros compareceram ao local e acionaram a CEMIG para que fosse feito o desligamento da rede, evitando que o macaco sofresse um choque elétrico. O animal fugiu para uma mata próximo ao bairro.
A internauta Eveline Coimbra fotografou o animal. De acordo com um professor de biologia consultado pelo Aconteceu no Vale, o macaco é da espécie Bugio, também conhecido como Guariba, Macaco Ruivo ou Barbado. A espécie vive em áreas de mata atlântica, que se estende da Bahia até o Rio Grande do Sul. São animais de hábitos diurnos, vivem em florestas úmidas e se alimentam de galhos e frutos.
Uma das características mais marcantes da espécie é a vocalização. O Bugio produz um som muito alto, que pode ser ouvido por até cinco quilômetros de distância. O período de gestação varia entre 185 a 195 dias com o nascimento de apenas um filhote, que pesa em torno de 130 gramas ao nascer.
(Foto: Eveline Coimbra)
(Redação do Portal Aconteceu no Vale com informações de Elvis Passos)