Rede pública brasileira terá teste rápido da tuberculose

0

O Ministério da Saúde anuncia nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país. Também será apresentada campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose.

O Ministério vai disponibilizar, gratuitamente, na rede pública, o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Koch, causador da doença, em apenas duas horas. O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento.

Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose. A taxa de incidência da doença no mesmo período foi 36,1 para cada 100 mil habitantes. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações consideradas “de alta carga” – onde há grande circulação da doença. No país, a tuberculose representa a 4ª causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de morte por doença identificada entre pessoas com HIV.

Dia Mundial da Tuberculose 2014 tem como slogan ‘Alcance os três milhões’

A tuberculose é uma doença curável, porém os esforços atuais para encontrar, tratar e curar todos os infectados não são suficientes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Das nove milhões de pessoas que ficam doentes por ano, um terço é ‘perdido’ pelos sistemas de saúde.

A OMS promove o Dia Mundial da Tuberculose em 2014 com o objetivo de pedir medidas suplementares para alcançar estes 3 milhões de pessoas que acabam não realizando o tratamento. O tema deste ano incentiva programas locais e estaduais para chegar às comunidades e aumentar a conscientização sobre a enfermidade. (Portal UAI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui