Teófilo Otoni e Novo Cruzeiro receberão pluviômetros semiautomáticos até o final do mês

0

Até o final do mês, cinco municípios mineiros receberão 18 pluviômetros semiautomáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI). No mesmo período, o ministério entregará outros 89 equipamentos a outros Estados. O objetivo é reduzir o risco de enchentes e enxurradas durante os períodos chuvosos.

Em Minas, os pluviômetros serão distribuídos nas cidades de Ibirité (três unidades), Itabira (um), Novo Cruzeiro (um), Ouro Preto (dez) e Teófilo Otoni (três). Até o momento, 70 aparelhos fornecidos pelo Cemaden estão instalados em 23 municípios do Estado. Itabira é o único dos cinco destinos mineiros desta etapa onde já existe um aparelho em funcionamento.

Os pluviômetros medem a quantidade de chuvas e são instalados em áreas de risco, sujeitas a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra. Os equipamentos são chamados de semiautomáticos porque devem ser operados por grupos locais especialmente treinados por equipes do Cemaden e da Defesa Civil. Para que isso aconteça, agentes comunitários indicados pela prefeitura receberão orientações sobre como proceder em situações de alerta.

“O pluviômetro pode ser um importante aliado para que os moradores em áreas de risco possam monitorar as chuvas e aumentar sua capacidade de resposta”, ressalta a pesquisadora do Cemaden Silvia Saito.

As cidades mineiras que já são equipadas com pluviômetros semiautomáticos são Além Paraíba (um), Betim (onze), Brumadinho (três), Caraí (um), Caratinga (três), Conselheiro Lafaiete (dois), Contagem (doze), Diogo de Vasconcelos (um), Dom Joaquim (um), Ervália (dois), Espera Feliz (um), Frei Inocêncio (um), Guaraciaba (um), Guidoval (um), Juiz de Fora (doze), Manhuaçu (um), Mantena (três), Mariana (quatro), Piranga (um), Raposos (um), Ubá (quatro) e Visconde do Rio Branco (dois).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui