Na manhã desta quinta-feira (20/2), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, sendo um em Conselheiro Lafaiete/MG e dois em Caranaíba/MG. A ação faz parte de uma investigação sobre o tráfico internacional de entorpecentes por meio do serviço postal.
As apurações tiveram início após a interceptação de mais de 20 encomendas contendo cocaína ou dimetiltriptamina (DMT), uma substância psicotrópica proibida no Brasil, conhecida por seus efeitos alucinógenos semelhantes aos do LSD. Os pacotes eram destinados a diversos países, incluindo Alemanha, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e França.
Em abril de 2024, a PF prendeu em flagrante o principal suspeito pelo envio das drogas. O homem foi detido no momento em que tentava despachar uma encomenda contendo cocaína para a Austrália. As investigações subsequentes revelaram indícios da participação de um segundo indivíduo, supostamente envolvido no armazenamento dos entorpecentes e na produção de DMT voltada à exportação.
Caso as suspeitas contra o segundo investigado sejam confirmadas, ele poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, cujas penas são severas conforme a legislação brasileira.