O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) realizará, na próxima quinta-feira (13/2), a cerimônia de posse do conselheiro Durval Ângelo como presidente da instituição para o biênio 2025-2026. O evento ocorrerá no Teatro Sesiminas, a partir das 16h, e também marcará a posse do conselheiro Agostinho Patrus como vice-presidente e do conselheiro Gilberto Diniz como corregedor. A nova composição da diretoria foi definida em eleição realizada pelo Tribunal Pleno no dia 18 de dezembro de 2024.
Durante a cerimônia, os dirigentes assinarão o termo de posse na presença de diversas autoridades, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite; o ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia; o senador Carlos Viana; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva; e a defensora pública-geral do Estado, Raquel das Costa Dias. Além deles, familiares e amigos também acompanharão o evento.
Perfil dos novos dirigentes
Durval Ângelo: Ex-deputado estadual por seis mandatos, Durval Ângelo foi indicado ao Tribunal de Contas em 2018 pelo então governador Fernando Pimentel. Natural de Baixo Guandu (ES), formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia, além de ser especialista em Educação. Professor aposentado da rede pública de Contagem e licenciado da rede de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória política como vereador em Contagem, sendo eleito em 1988 e 1992. Em 1994, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde presidiu a Comissão de Direitos Humanos por 12 anos e exerceu cargos de liderança. Também é autor de diversas publicações sobre política e cidadania.
Agostinho Patrus: Administrador formado em Belo Horizonte, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agostinho Patrus ingressou na política em 2006, quando foi eleito deputado estadual. Foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social em 2008 e, em 2011, assumiu a Secretaria de Estado de Turismo. No Legislativo, presidiu a Assembleia no biênio 2019-2020 e foi reeleito para o período 2021-2022. Em 2022, foi escolhido conselheiro do TCE-MG com o voto de 69 deputados estaduais e tomou posse no cargo em fevereiro de 2023.
Gilberto Diniz: Primeiro servidor de carreira a presidir o Tribunal de Contas de Minas Gerais (2023-2024), Gilberto Diniz é graduado em Ciências Contábeis e Direito, mestre e doutor na área jurídica. Ingressou na instituição em 1988 como Contador-Inspetor, atual Analista de Controle Externo. Após aprovação em concurso público, assumiu o cargo de Auditor (Conselheiro Substituto) em 2006. Em 2013, foi nomeado conselheiro pelo então governador Antonio Anastasia.