Doze cidades mineiras apresentam alto índice de infestação pela dengue

0

Minas Gerais está em alerta contra a dengue no início deste ano. Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 12 municípios apresentam alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


No ano passado, mais de 350 mil contraíram a dengue em MG, 16 vezes mais que em 2012.

Na terça-feira, foram divulgados os dados parciais do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LirAa). A pesquisa amostral aponta indicadores que permitem atuar no combate aos focos do mosquito. Em 2014, 135 cidades concordaram com a realização da pesquisa e, até o momento, 89 já encaminharam o resultado parar a SES. Todas os municípios participantes devem enviar o documento à Secretaria até a primeira quinzena de fevereiro.

O LirAa gera indicadores que apontam a infestação e dispersão do mosquito em sua forma lavária, além de indicar depósitos em que as larvas foram encontradas com mais frequência em cada região do município. Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Controle Permanente da Dengue da dengue da SES, Geane Andrade, o Índice de Infestação Predial é uma relação do número de imóveis positivos para o mosquito pelo número de imóveis pesquisados. Ele é considerado alto a partir de 4%, o que significa que a cada 100 imóveis, quatro são positivos para o mosquito.

Curvelo, Brumadinho e Itabira, na Região Central de Minas, Montes Claros e Brasília de Minas, no Norte do estado, Governador Valadares e Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce, Bom Despacho, no Centro-Oeste, Ubá, na Zona da Mata, Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Nepomuceno, no Sul de Minas, e Vespasiano, na Grande BH apresentaram Índice de Infestação Predial acima de 4%. Neste mês, Itabira apresenta o valor mais alto do estado, 7,8%, duas vezes o parâmetro estabelecido pelo estado.

Casos

De acordo com o último levantamento da SES, até a última quarta-feira (22/01), foram registrados 353.687 casos da doença, cerca de 16 vezes mais do que em 2012. Em 2014, ainda não foi contabilizada nenhuma morte por dengue, mas em 2013, 116 pessoas perderam a vida. Este é o maior número de óbitos nos últimos cinco anos.

Confira as cidades onde foram registradas mortes decorrentes da dengue no ano de 2013:

Uberaba (20), Uberlândia (3), Juiz de Fora (4), Mamonas (1), Carangola (2), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (3), Teófilo Otoni (6), Cataguases (1), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Cláudio (1), Carneirinho (1), Campos Altos (1), Contagem (3), Muriaé (3), Sete Lagoas (4), Sacramento (1), Aimorés (1), Itaúna (1), Belo Horizonte (8), Pedro Leopoldo (1), Santa Luzia (3), Águas Formosas (1), Santa Margarida (2), Carlos Chagas (2), Bocaiúva (1), Ubaporanga (1), Nova Serrana (1), Conquista (1), Itambacuri (1), Ponto Chique (1), Patos de Minas (1), Manhuaçu (1), Monte Carmelo (1), Santo Antônio do Monte (1), Iturama (1), Além Paraíba (1), Santana do Paraíso (1), Divinópolis (2), Ribeirão das Neves (1), Caetanópolis (1), Ipatinga (1), Piumhi (1), Ubá (2), Itabira (1), Leandro Ferreira (1), Tabuleiro (1), Araguari (1), Manga (1), Timóteo (1), Salinas (1), Central de Minas (1), Betim (1), João Monlevade (1) e Visconde do Rio Branco (1).

(Informações dos Jornais Estado de Minas e O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui