Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem primeira comandante mulher em 113 anos de história

0
ValeTicket 728x90

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na manhã de terça-feira (4/2/2025), a solenidade de troca de comando. Pela primeira vez em 113 anos de história da corporação, a chefia será assumida por uma mulher: a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan.

A coronel Jordana assume o comando-geral da instituição no lugar do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, que deixa o posto após um ciclo de gestão. Ao receber a nova comandante, o governador Romeu Zema destacou a importância de se promover a participação feminina nos principais cargos de liderança da administração pública estadual.

“Tivemos a primeira mulher ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira mulher ocupando a Secretaria de Meio Ambiente na história do Estado e, agora, a primeira mulher também ocupando um comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo, que é o que muitas vezes atrapalha a administração”, afirmou Zema.

Nova comandante-geral do CBMMG

A coronel Jordana de Oliveira Daldegan possui vasta experiência dentro do CBMMG, tendo ocupado cargos de destaque ao longo de sua carreira, como a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, o subcomando do 3º BBM, a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e, mais recentemente, a Diretoria de Assuntos Institucionais. Ela é especialista em Administração Pública, com enfoque em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar.

“Para mim é uma honra muito grande. Acho que todos podem imaginar a emoção desse momento. O que vem agora é muita responsabilidade para dar continuidade a um trabalho de uma corporação presente em todo o estado. Vamos continuar buscando a excelência do nosso serviço prestado a toda a sociedade”, declarou a nova comandante-geral.

Novos cargos de liderança

O subcomando do CBMMG e a chefia do Estado-Maior serão assumidos pelo coronel Moisés Magalhães de Sousa, que substituirá a coronel Daniela Lopes. Ele tomará posse no dia 12 de fevereiro. Moisés Magalhães é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, além de ter experiência em Gestão Estratégica e Políticas Públicas. Também leciona e orienta no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui