O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (4/2/2025), em Belo Horizonte, o adiantamento de três parcelas do Acordo do Fundo Estadual de Saúde para os municípios mineiros. A medida antecipará R$ 165 milhões, referentes às parcelas de janeiro, fevereiro e março, reforçando o compromisso da gestão em solucionar dívidas deixadas por administrações anteriores.
“Só foi possível fazer esse adiantamento porque temos – e fazemos – uma gestão séria. Em governos anteriores, a saúde era tratada de forma política, e não técnica, como tem que ser. É por isso que estamos avançando muito nessa área em Minas Gerais”, afirmou o governador Romeu Zema.
Conexão Minas Saúde
O anúncio ocorreu durante a abertura do Conexão Minas Saúde, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento, que se estende até esta quarta-feira (5/2), conta com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo prefeitos, secretários municipais de saúde e outras autoridades. O encontro tem como foco a apresentação de novidades, investimentos, estratégias e soluções para desafios na gestão da saúde.
Na ocasião, o governador reiterou o compromisso do Governo de Minas em aproximar a saúde da população e destacou avanços, como o programa “Opera Mais, Minas Gerais”, que visa ampliar a realização de cirurgias eletivas hospitalares.
“O Conexão Minas Saúde vai ser uma excelente oportunidade para todos se capacitarem e saírem daqui muito melhor do que chegaram”, ressaltou o governador.
O secretário de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti, reforçou a importância do evento, que possibilita a cooperação entre o Governo de Minas e os municípios para a melhoria dos serviços de saúde. Além disso, enfatizou o compromisso da gestão em concluir obras e entregar Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a população.
“Cada cidadão mineiro tem que ter uma UBS para chamar de sua. Sob a determinação do governador Romeu Zema, estamos trabalhando muito para isso e esse é o nosso principal objetivo: garantir que todos os municípios contem com pelo menos uma Unidade Básica de Saúde por perto”, disse Fábio Baccheretti.