O ex-deputado federal e ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto, faleceu nesta terça-feira (4/2/2025), aos 90 anos. Ele estava internado em Brasília desde o dia 10 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro de 2024.
O Governo de Minas Gerais divulgou uma nota de pesar lamentando a morte do político, destacando sua trajetória e contribuições para o estado. “Objetivo, transparente, ético e competente, ele foi um exemplo de como a política pode caminhar junto com a honestidade e a eficiência”, afirmou o governador Romeu Zema.
Natural de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto iniciou sua vida pública como vereador em 1963. Foi deputado estadual e, posteriormente, exerceu oito mandatos como deputado federal. Também ocupou o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), onde chegou à presidência. Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros, sendo reeleito quatro anos depois com a maior votação entre as cinco maiores cidades mineiras.
O senador Rodrigo Pacheco também prestou homenagem, ressaltando a relevância de Souto para a política mineira e nacional. “Minas Gerais perde um dos seus mais proeminentes homens públicos com a morte de Humberto Souto”, declarou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite, manifestou pesar nas redes sociais. “Dia de luto na política mineira. O amigo Humberto Souto deixa uma história de dedicação à vida pública”, escreveu.
Humberto Souto deixa companheira, quatro filhos e netos. O velório será realizado nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, no Salão Nobre da sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília.