Os usuários do portal de serviços digitais do governo federal, Gov.br, contarão com uma caixa postal individual dentro da plataforma para receber comunicados diretamente de órgãos públicos federais.

A nova ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é gratuita e será automaticamente criada dentro da área pessoal de todos os cidadãos cadastrados na plataforma Gov.br. O usuário não precisará realizar nenhuma ação para acessar as mensagens.
O secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, destacou que a comunicação será personalizada para cada cidadão, com conteúdo de interesse direto de cada pessoa.
“Quando falamos de governo digital, a impressão que queremos dar ao cidadão que se relaciona com o governo é que ele tem um governo só para ele. Isto porque chegaremos a um nível de customização dos serviços olhando exatamente para este momento de vida dele.”
Canal unificado e seguro
A nova caixa postal permitirá que órgãos públicos encaminhem comunicados diretamente aos cidadãos por meio de um canal unificado do governo federal.
O MGI ressalta que a ferramenta oferece uma vantagem adicional de segurança, garantindo que as mensagens recebidas sejam autênticas e livres de tentativas de fraude.
“À medida que o cidadão entra na ferramenta Gov.br, autenticada por ele, permitirá inclusive que informações sejam checadas neste ambiente”, explicou Rogério Mascarenhas.
Por outro lado, a administração pública federal também se beneficia, garantindo que as informações não sejam acessadas por fraudadores. Isso se deve à utilização de duplo fator de verificação nas contas Gov.br, como biometria facial da carteira de motorista (CNH) e dados bancários.
Acesso e segurança
Atualmente, o Gov.br conta com cerca de 164 milhões de usuários cadastrados e oferece acesso a 4,5 mil serviços digitais. A plataforma possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Quanto maior o nível da conta, maior é a segurança na validação dos dados do usuário e maior o acesso a serviços e transações digitais.
Do total de cidadãos cadastrados, 94,8 milhões possuem contas com selos de confiabilidade prata e ouro. Apenas esses usuários poderão acessar a caixa postal da plataforma, que estará disponível pelo site e pelo aplicativo Gov.br.
O MGI recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo Gov.br e ativem as notificações em seus dispositivos móveis para receber atualizações.
Serviços disponibilizados
Entre os serviços que poderão ser comunicados por meio da nova caixa postal estão:
- Prazo do alistamento militar obrigatório para cidadãos de 18 anos do sexo masculino;
- Campanhas de vacinação;
- Pagamento de benefícios como Bolsa Família, Seguro-Desemprego e aposentadoria;
- Salário-maternidade, entre outros.
A nova ferramenta será utilizada inicialmente para o chamamento individualizado dos candidatos aprovados do bloco temático 8, de nível médio, do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), bem como para a convocação para cursos de formação dos candidatos de nove cargos de nível superior do certame. O contato ocorrerá a partir da próxima semana, com as devidas orientações para os próximos passos.
Além da nova caixa postal, os candidatos também serão informados por outros canais oficiais, como o Diário Oficial da União (DOU) e a área do candidato no site do certame.
Rogério Mascarenhas reforçou que os serviços do governo federal continuarão sendo comunicados pelos canais habituais. “A ideia não é limitar, mas ter um canal mais seguro que a gente possa fazer a comunicação personalizada, à medida em que a gente vai automatizando o sistema e gerando a informação para que o usuário possa confirmar a veracidade da informação recebida.”