Minas Gerais se destacou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, sendo o estado com o maior número de estudantes aprovados no país. De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (27), o estado teve 33.192 candidatos aprovados. Minas Gerais também bateu recorde de vagas no Sisu, com 34.049 oportunidades oferecidas.

Este desempenho reflete a qualidade da educação pública no estado e o empenho do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que implementou, pela primeira vez, iniciativas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Minas Gerais também liderou o número de estudantes com redações avaliadas entre 980 e 1.000 pontos, com 331 alunos nessa faixa de pontuação. A rede pública do estado se destacou, com 30 estudantes nessa faixa, ficando apenas atrás do Ceará. Além disso, 4.397 estudantes mineiros atingiram pontuação entre 950 e 980, e a rede pública também se manteve no topo, com 590 estudantes, apenas dois a menos que o Ceará.
Matrículas e lista de espera
Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 28 e 31 de janeiro. Para isso, é necessário verificar com a universidade ou instituto federal a forma de entrega da documentação, que pode ser digital ou presencial, além dos horários e procedimentos específicos.
Os estudantes que não foram aprovados podem manifestar interesse na lista de espera até o dia 31 de janeiro. O sistema do Sisu mostra a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência, ajudando-o a decidir sobre a adesão à lista de espera. O resultado final da lista de espera será divulgado em 11 de fevereiro.
Sobre o Sisu
O Sisu é um programa do Governo Federal criado pelo MEC para democratizar o acesso ao ensino superior nas universidades públicas e institutos federais. Regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012, o programa permite que estudantes do Enem concorram a vagas nas instituições públicas de ensino superior.