O Governo de Minas Gerais anunciou a instalação de 764 novos controladores e redutores eletrônicos de velocidade nas rodovias estaduais em 2025. A medida, prevista em edital publicado em dezembro de 2024, visa reforçar a segurança viária e reduzir acidentes nas estradas. Com a ampliação, o número de equipamentos aumentará de 536 para 1,3 mil.

O investimento estimado para a licitação dos novos radares é de R$ 313,2 milhões, com abertura das propostas marcada para 10 de fevereiro. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a instalação faz parte de um programa que combina controle eletrônico de velocidade, intervenções em pontos críticos e educação para o trânsito.
Redução de acidentes
Entre 2011 e 2024, o índice de acidentes nas rodovias estaduais monitoradas por radares caiu 77%, passando de 22 mil para cerca de 5 mil sinistros anuais. Essa redução reforça a eficácia do controle eletrônico, que, segundo o DER-MG, ajuda a minimizar o número de vítimas graves e fatais.
“Os dados mostram que aproximadamente apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados. Não há fundamento para o discurso de ‘indústria da multa’”, afirmou Cristiano Coelho, diretor de Operação Viária do DER-MG.
Educação e conscientização
A gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, destacou a importância da conscientização para um trânsito mais seguro. “Quando o DER-MG instala um controle de velocidade, é para a segurança do motorista e de quem circula na via. Nossa função é esclarecer e conscientizar sobre o papel de cada cidadão”, ressaltou.
Especialistas também apontam que a redução da velocidade em pontos críticos é fundamental para evitar acidentes graves. “Quanto mais alta a velocidade, mais difícil controlar o veículo, menor o tempo de reação e maiores os ferimentos”, explicou Osias Batista, especialista em transporte e trânsito.
Licitação e funcionamento
A licitação será dividida em sete lotes regionais. Os lotes de 1 a 6 englobam estudos técnicos, instalação, operação, manutenção e monitoramento dos equipamentos. O lote 7 será responsável pelo Centro de Gerenciamento Operacional e Processamento (CGOP), que analisará as ocorrências registradas pelos radares.
Os novos equipamentos também contarão com tecnologia avançada para leitura automática de placas, coleta de dados sobre fluxo de veículos e planejamento de melhorias nas rodovias. O DER-MG disponibiliza em seu site informações detalhadas sobre os radares, como localização, velocidade regulamentada e datas de operação.
