O motorista da carreta envolvida no grave acidente que resultou na morte de 39 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni, foi preso na manhã desta terça-feira (21/1/2025) no Espírito Santo. A decisão pela prisão foi tomada pelo juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni, com base em novos elementos obtidos durante as investigações.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 21 de dezembro de 2024 e envolveu um ônibus da Viação Emtram e a carreta conduzida pelo motorista. Entre os fatores que levaram à decisão judicial estão a falta de descanso do condutor na noite da tragédia, o uso de substâncias entorpecentes, excesso de velocidade, sobrepeso da carga e jornada exaustiva de trabalho.
De acordo com o magistrado, essas condições configuram o chamado dolo eventual, quando o agente assume o risco de causar o resultado. Depoimentos de testemunhas também foram determinantes, pois negaram a alegação da defesa de que um pneu do ônibus teria estourado antes da colisão. Além disso, o motorista não disponibilizou seu celular para análise, o que foi interpretado como falta de colaboração com as investigações.
Declaração do governador
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou a prisão em uma publicação nas redes sociais: “O motorista da carreta envolvido no acidente que matou 39 pessoas no final de 24, na BR-116, foi preso hoje, no ES, pela @pcmg.oficial. Usando de alta tecnologia, a investigação apontou que o condutor estava sob efeito de substâncias ilícitas. Em Minas, não há impunidade!”
O caso segue sendo acompanhado pela Justiça, e a prisão do motorista é considerada um avanço no processo de responsabilização pelos fatos que resultaram na tragédia.