Cemig reduz tempo de interrupção de energia em 13%

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A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou uma redução de 13% no tempo médio de interrupção de energia para seus clientes em 2024. A melhoria foi possível graças ao maior investimento da história da empresa, que destinou mais de R$ 4,5 bilhões em 2023 para a rede de distribuição de energia, abrangendo 774 municípios mineiros.

Os recursos permitiram a construção de mais de mil quilômetros de linhas de alta tensão, 9 mil quilômetros de redes de média tensão e a entrega de 30 novas subestações em todo o estado. Como resultado, os consumidores da Cemig experimentaram uma redução de 2,5 horas no índice DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), indicador que mede o tempo médio em que os clientes ficam sem energia elétrica.

“Esses investimentos aumentam a resiliência da rede de distribuição da Cemig, melhoram a qualidade do fornecimento e demonstram o compromisso da companhia em oferecer um serviço cada vez melhor para os nossos mais de 9 milhões de clientes de Minas Gerais”, afirmou Alisson Chagas, superintendente de Operação da Distribuição da empresa.

Automação e medidas preventivas

A Cemig também investiu em automação da rede elétrica, com a instalação de cerca de 2.700 religadores em 2023. Esses dispositivos identificam rapidamente falhas na rede e isolam áreas danificadas, permitindo que o fornecimento de energia seja restabelecido para a maioria dos clientes não afetados pelo problema.

“Esses equipamentos auxiliam na identificação rápida do ponto afetado em caso de incidentes, como, por exemplo, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Esses dispositivos isolam automaticamente a área danificada, normalizando o fornecimento de energia para a maioria dos clientes que não estão no trecho afetado”, explicou Chagas.

Durante o período chuvoso, que vai de outubro a março, a empresa enfrentou desafios significativos. Apenas entre outubro de 2023 e a primeira semana de janeiro de 2024, o Centro de Meteorologia da Cemig registrou mais de 940 mil raios em Minas Gerais. Para mitigar os impactos, a companhia destinou mais de R$ 300 milhões a ações preventivas, como poda de 730 mil árvores, limpeza de faixas de servidão e inspeção de 140 mil quilômetros de redes.

Equipes reforçadas para situações críticas

A Cemig também conta com um esquema especial para situações de emergência, mobilizando até 8.500 profissionais em períodos de alta demanda. “A Cemig possui um contingente de 2.800 colaboradores para os dias secos, que aumenta para 3.300 a 3.500 nos dias de chuva. Já em dias críticos, com grande impacto no sistema elétrico, a empresa pode mobilizar mais de 8.000 colaboradores, priorizando o restabelecimento da energia e suspendendo atividades programadas, como serviços comerciais e obras. Essa estratégia demonstra a preparação da empresa para atender a alta demanda em momentos de crise, garantindo o fornecimento de energia para seus clientes”, detalhou Chagas.

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