Governador vistoria áreas afetadas por deslizamentos no Vale do Aço

0
ValeTicket 728x90

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve nesta segunda-feira (13/1/2025) nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, para acompanhar os trabalhos de resgate e assistência às vítimas dos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana.

Acompanhado do chefe do Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, além de representantes das Forças de Segurança e das prefeituras locais, Zema visitou os bairros mais atingidos, conversou com familiares das vítimas e verificou o trabalho das equipes de resgate e assistência humanitária.

“Fiz questão de comparecer ao Vale do Aço neste momento tão difícil. Ontem cedo tomei conhecimento da chuva intensa que caiu durante a madrugada e que, infelizmente, resultou em 11 óbitos nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso”, declarou o governador.

Impacto das chuvas

As chuvas deixaram um saldo de 11 mortes, sendo dez em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso. Entre as vítimas de Ipatinga, cinco pertenciam à mesma família, incluindo uma criança. No município, 150 pessoas ficaram desalojadas e 37 desabrigadas, sendo acolhidas em um abrigo temporário montado no estádio Ipatingão.

“Desde o primeiro momento, o Governo de Minas atuou na busca das vítimas, todas já identificadas. Agora, estamos em um segundo momento, oferecendo ajuda humanitária às famílias desabrigadas e desalojadas”, afirmou Zema.

A Defesa Civil Estadual alertou para a possibilidade de novas chuvas nos próximos dias e destacou a gravidade das ocorrências. “Foram oito horas de chuvas ininterruptas, o que exige atenção redobrada da população”, disse o coronel Bermudes, que também ressaltou a rápida mobilização das equipes estaduais para organizar e centralizar os esforços de resposta.

Operações de resgate e limpeza

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) segue atuando de forma ininterrupta desde o registro das primeiras ocorrências. Segundo o major Hoberdan Inácio, que coordenou as operações, as equipes enfrentaram desafios como o difícil acesso às áreas atingidas e a gravidade das ocorrências.

Além disso, 80 detentos, com autorização judicial, estão participando dos trabalhos de limpeza das áreas afetadas. A ação, supervisionada por policiais penais, gera remissão de pena, com um dia reduzido a cada três trabalhados.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mobilizou servidores para coletar doações destinadas às famílias impactadas. A sede da Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Ipatinga, está funcionando como ponto de arrecadação para água, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.

Infraestrutura e mobilização

As Forças de Segurança do Estado seguem mobilizadas. A Defesa Civil está atuando com equipes de resposta e material de ajuda humanitária. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já liberou parcialmente os nove pontos de interdição na MG-232, permitindo o tráfego em esquema de pare e siga, enquanto trabalha na liberação total da rodovia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui