Anglo American divulga iniciativas aprovadas no Edital de Projetos Sociais para comunidades do Minas-Rio

0

Abertas à participação popular, as ações serão executadas entre o fim de 2022 e ao longo de 2023, visando beneficiar cerca de 1.500 pessoas

A Anglo American finalizou a seleção dos novos projetos aprovados via Edital Social. Na região do Minas-Rio, foram selecionadas 14 iniciativas que receberão, ao todo, investimentos da ordem de R$ 400 mil. Entre 2018 e 2022, a empresa já investiu cerca de R$ 1,1 milhão em Editais de Projetos Sociais direcionados aos municípios que acolhem o empreendimento de minério de ferro.

Com o novo apoio, serão realizadas, nos municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro, atividades voltadas para áreas como educação, meio ambiente, saúde e bem-estar e desenvolvimento da comunidade. Abertas à participação popular, as ações serão executadas entre o fim deste ano e ao longo de 2023, visando beneficiar cerca de 1.500 pessoas.

“Temos o compromisso de contribuir para a transformação social, fomentando o desenvolvimento das pessoas e dos territórios onde atuamos. Os Editais de Projetos Sociais representam uma excelente ferramenta para essa mudança, já que os projetos apoiados são elaborados, propostos e executados por representantes da própria comunidade, atendendo as suas prioridades, respeitando as suas vocações e fortalecendo o seu protagonismo”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American. Ainda segundo ele, esses investimentos reforçam o propósito da empresa de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas e as metas e objetivos do Plano de Mineração Sustentável da companhia.

Os representantes dos projetos aprovados participarão de um segundo módulo de capacitação junto à Prosas, empresa parceira da Anglo American. Em breve, as instituições selecionadas receberão o cronograma e o link de acesso à capacitação.

Conheça os projetos aprovados em Minas Gerais:

Alvorada de Minas

– Projeto Sesi Ginástica Ativa: Visa a melhoria na qualidade de vida de idosos com a realização de sessões de ginástica funcional. Tem como objetivos preparar as pessoas da terceira idade para as atividades do dia a dia, auxiliar na prevenção contra lesões; minimizar o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes; resgatar a capacidade funcional de cada indivíduo; aumentar a autoestima; e propiciar o convívio social e em grupo de forma segura, seguindo protocolos de saúde e segurança.

Conceição do Mato Dentro

– Projeto Gincana Escolar “É lixo ou Resíduo”: Promover o conhecimento a respeito da coleta seletiva no município e a socialização dos saberes de forma lúdica, contemplando a integração da comunidade escolar.

– Projeto Quintais Sustentáveis em Território Quilombola: Promover e fomentar a segurança alimentar e nutricional de famílias quilombolas nas comunidades de Buraco, Três Barras e Cubas, capacitando estas famílias na produção de alimentos com base agroecológica em seus quintais com apoio de tecnologias sustentáveis (sociais e ambientais).

– Projeto Escola Sustentável gerando comunidade sustentável: Promover o envolvimento da comunidade com a escola e sensibilização para as questões ambientais, estimulando os educandos da Escola Municipal Amador Aguiar a exercerem práticas sobre a realidade, tornando-os capazes de recriar a realidade ambiental de suas comunidades. Isso se inicia pela transformação da estrutura física da escola, para que esta se torne um modelo para a comunidade, utilizando, para isso, os conhecimentos e tecnologias ecossociais da Permacultura.

– Projeto Mulheres Empreendedoras – II: Apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, no município de Conceição do Mato Dentro, por meio de capacitações para viabilizar uma fonte de renda complementar para suas famílias e o melhor aproveitamento de alimentos.

– Projeto Vida Nova CMD: Ofertar o serviço de acolhimento social especializado, em regime residencial, para atendimento de homens/adultos com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas, de caráter protetivo, transitório, visando a uma melhora significativa na sua qualidade de vida.

– Capacitação Profissional para o distrito do Tabuleiro: Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do distrito do Tabuleiro a partir de cursos de profissionalização e capacitação para adolescentes, jovens e adultos. Possibilitar a ampliação dos participantes para que obtenham capacidades e oportunidades futuras.

Congonhas do Norte

– Projeto Florescer: fortalecimento da autonomia das mulheres da comunidade de Extrema: Fomentar a geração de renda das mulheres que integram o coletivo existente na comunidade rural de Extrema, em Congonhas do Norte, propiciando melhoria na qualidade de vida para a população.

– Projeto Diálogos entre educação e permacultura: formando cidadãos para a sustentabilidade: Desenvolver atividades educacionais que promovam uma educação ambiental crítica para os alunos, por meio de situações de estudo das ecotecnologias sociais da Permacultura.

– Projeto Missão Transformar: Desenvolvimento pessoal e profissional para ajudar jovens a despertarem, conhecerem e definirem uma direção profissional.

Dom Joaquim

– Projeto Bonecas de Pano Artesanais: Desenvolvimento e ampliação de renda e a autoestima das mulheres da comunidade de São José da Ilha, em Dom Joaquim, por meio do aprimoramento e do conhecimento em artesanato com bonecas e personagens de pano.

Serro

– Projeto Tanques de Evapotranspiração: aprendizado e geração de renda nas comunidades quilombolas do Serro: Proporcionar melhoria na qualidade de vida e no ambiente das comunidades quilombolas e rurais do município de Serro.

– Projeto Centro de Treinamento Digital Boa Vista de Lages: Inclusão digital para melhorar a produtividade dos produtores rurais e oferecer perspectivas para crianças, jovens e adultos locais.

– Projeto Oficinas Itinerantes: Aprendizado e Geração de Renda em comunidades quilombolas do município do Serro: Contribuir para a inclusão social e econômica de populações quilombolas do município de Serro, por meio da capacitação em ofícios que promovam a geração de trabalho e renda entre jovens e mulheres.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui