O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que subiu para sete o número de mortes devido ao desabamento de uma grande rocha no cânion de Capitólio. De acordo com os militares, mais de 30 pessoas ficaram feridas, algumas delas tiveram que ser hospitalizadas nas cidades de Passos, Piumhi e São José da Barra. Pelo menos quatro barcos foram atingidos.
Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, há informações de que três pessoas estariam desaparecidas. Em vídeo divulgado na noite deste sábado, ele afirmou que o trabalho de buscas feito por mergulhadores será retomado no início da manhã deste domingo (9).
A chefe da Divisão de Medicina Legal do Interior da Polícia Civil de Minas Gerais, Marcela Sena Brava, informou que peritos já estão no local para auxiliar na liberação dos corpos. Eles foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Passos.
A Marinha auxilia o Corpo de Bombeiros com equipes de Busca e Salvamento (SAR). Um inquérito será instaurado para apurar o incidente.
Por meio de seu perfil no Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou sobre o acidente: “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.
Vídeos
MOMENTOS ANTES DA TRAGÉDIA EM CAPITÓLIO
— Aconteceu no Vale (@noticiadosvales) January 8, 2022
Turistas e responsáveis por lanchas foram avisados para se afastarem de rocha gigante que desabou na região dos cânions de Capitólio (MG); veja outros vídeos
Saiba mais em https://t.co/77CpMRUVTN pic.twitter.com/9YY38IV9lI
Corpo de Bombeiros atualiza informações sobre a Operação em Capitólio
— Aconteceu no Vale (@noticiadosvales) January 9, 2022
Segundo o Ten Pedro Aihara, porta-voz da corporação, foram resgatados 7 corpos e 3 pessoas estão desaparecidas. Todas as vítimas estavam na embarcação de nome "Jesus".#MG #Capitólio #MinasGerais #CBMMG pic.twitter.com/YnRxroiU7X
Governador
“Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O Governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os trabalhos de resgate ainda estão em andamento. Solidarizo com as famílias neste difícil momento. Seguiremos atuando para fornecer o apoio e amparo necessários”, disse Romeu Zema.
Nota da Marinha
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL
NOTA À IMPRENSA
São José da Barra-MG. Em 08 de janeiro de 2022.
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.