Artesanato do Vale do Jequitinhonha tem identidade valorizada em exposição no Rio

0

Será aberta nesta quinta-feira (16/12/2021), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a exposição “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar”, que reúne peças em cerâmica de 130 artesãs mineiras do Vale do Jequitinhonha. A exibição das obras vai até 6/3/2022, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

A exposição faz parte das ações do Sebrae Minas para divulgar a marca território, lançada, em outubro deste ano, com o propósito de valorizar a origem e a identidade da região. A iniciativa, tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), via Diretoria de Artesanato e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme Duarte, a mostra é uma justa homenagem aos ceramistas de tradição da região do Vale do Jequitinhonha, reconhecidamente um dos mais relevantes polos de produção artesanal do Brasil e do mundo.

Oportunidade de comercialização

“A exposição será uma oportunidade para comercializar a coleção, aproveitando a alta temporada de verão no Rio de Janeiro e o momento de retorno econômico e de negócios para os artesãos, acessando o segundo maior mercado consumidor do Brasil”, pontua Guilherme Duarte, que, junto com o superintendente de Potencialidades Regionais da Sede, Frederico Amaral, acompanha a cerimônia de inauguração e o trabalho de artesãs do Vale do Jequitinhonha que participam de oficinas .

“Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar” tem a curadoria de Ricardo Gomes Lima, professor e pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular. As peças expostas também estarão à venda na loja do Crab, com destaque para as tradicionais bonecas em cerâmica.

Vitrine do artesanato

O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, lembra que o instituto fornece apoio ao artesanato mineiro, especialmente no Vale do Jequitinhonha. “Nossa arte está sendo exposta em um dos mais renomados espaços do setor no Brasil. Reconhecemos que essa atividade tem importância cultural, econômica e social para Minas Gerais”, afirma.

As vitrines do espaço também reúnem peças decorativas e utilitários domésticos feitos por artesãs das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).

Marca território

“Vale do Jequitinhonha” foi a primeira ‘marca território’ criada para o artesanato em Minas Gerais. Foi lançada este ano pelo Conselho das Artesãs do Jequitinhonha em parceria com o Sebrae Minas. A iniciativa faz parte da estratégia para posicionar a região, divulgar sua identidade e a origem do território como diferencial competitivo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Além da parceria para o desenvolvimento da ‘marca território’, o Sebrae Minas tem atuado em iniciativas de apoio ao acesso a mercados do artesanato regional, dando mais visibilidade e divulgação aos artesãos do Vale do Jequitinhonha, em grandes eventos do setor.

Os artesãos têm também acesso às soluções voltadas para a gestão dos negócios e novas metodologias de trabalho que utilizam a inovação e o design para o desenvolvimento de novas coleções e produtos, priorizando sempre a origem e a tradição local, além da promoção da cultura de cooperação entre as associações de artesãos.

Sobre o Crab

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), criado em março de 2016, tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Suas galerias abrigam uma coleção permanente de 1,5 mil itens que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileira.

Serviço

Exposição “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar”

Inauguração: 16/12/2021 (quinta-feira), às 17h

Abertura ao público: a partir das 10h do dia 17/12/2021

Local:  Crab – Praça Tiradentes 67, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada gratuita

Informações: www.crab.sebrae.com.br

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui