Bombeira civil mineira morre em desabamento de caverna no Estado de São Paulo

0

Uma mineira, nascida em Monte Santo de Minas, na região Sul do Estado, está entre as vítimas do desabamento do teto de uma caverna no município de Altinópolis, em São Paulo, no último domingo (31/10/2021). No momento do acidente, Débora Silva Ferreira fazia um treinamento de bombeiro civil. Ela e outros oito colegas morreram no local.

Nesta segunda-feira, 1º de novembro, a prefeitura de Monte Santo de Minas emitiu uma nota de pesar lamentando a morte precoce da cidadã, solidarizando-se com a família. “Neste momento de dor e consternação, só nos cabe agradecer pela convivência, pela significativa contribuição ao nosso município e principalmente pelo privilégio da amizade construída ao longo do tempo que aqui esteve”.

Nota da prefeitura de Monte Santo de Minas

A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, profundamente sensibilizada, está em luto pela partida de DÉBORA SILVA FERREIRA, cidadã monte-santense, que está entre as vítimas do desabamento ocorrido na madrugada deste domingo (31/10), na gruta Duas Bocas, localizada em Altinópolis, no interior de São Paulo.

Dedicada, tendo prestado relevantes serviços salvando vidas. Hoje, Monte Santo de Minas sente a profunda perda de uma pessoa corajosa e determinada.

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe agradecer pela convivência, pela significativa contribuição ao nosso município e principalmente pelo privilégio da amizade construída ao longo do tempo que aqui esteve.

A administração municipal se solidariza com todos os familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências, em face dessa perda prematura e irreparável.

Desabamento

Equipes do governo de São Paulo concluíram, na noite de domingo (31), o trabalho de resgate e salvamento de bombeiros civis que ficaram presos na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, em razão de um soterramento. Nove corpos foram retirados do local e uma pessoa ferida foi levada ao pronto-socorro da região, mas já foi liberada. Ao todo, 26 pessoas estavam na gruta no momento do acidente e 16 saíram ilesas.

Os trabalhos para resgate das vítimas tiveram início durante a madrugada de domingo, mobilizando aproximadamente 75 homens do Corpo de Bombeiros ao longo do dia. Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (Gead) também foram deslocadas para o município, a fim de auxiliar nas buscas e salvamento.

Também apoiaram as atividades a Polícia Militar local, por meio de seus batalhões territoriais e equipes do Canil, o Comando de Aviação da PM (CavPM) com a disponibilização de duas aeronaves, além especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O grupo de 26 pessoas participava do curso para bombeiro civil, realizado no local pela empresa Real Life Treinamentos, quando o teto da gruta Duas Bocas caiu. Desse total, uma pessoa foi retirada ferida da caverna, encaminhada para o hospital da cidade, mas já teve alta. Nove pessoas morreram, sendo cinco homens e quatro mulheres.

Vítimas do desmoronamento:

  1. Celso Galina Júnior, 30 anos, Batatais (SP)
  2. Jenifer Caroline da Silva, 25 anos, Batatais (SP)
  3. José Cândido Messias da Silva, 53 anos, Batatais (SP)
  4. Elaine Cristina de Carvalho, 52 anos, Batatais (SP)
  5. Rodrigo Triffoni Calegari, 32 anos, Batatais (SP)
  6. Jonatas Ítalo Lopes, 28 anos, Batatais (SP)
  7. Débora Silva Ferreira, 24 anos, Monte Santo de Minas (MG)
  8. Ana Carla Costa Rodrigues de Barros, 28 anos, Sales Oliveira (SP)
  9. Natan de Souza Martins, 18 anos, Altinópolis (SP)

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui