Pesquisadores da Unimontes estão entre os mais influentes da América Latina

0

Nove pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram classificados no ranking dos 10 mil pesquisadores mais influentes da América Latina, segundo o Latin América Top 10.000 Scientists – AD Scientific Index 2021. A Unimontes ocupa o 10º lugar entre as universidades mineiras listadas no ranking. Na América Latina, foram relacionadas 453 universidades, entre as quais a universidade estadual aparece na 124ª posição. O AD Scientific Index 2021 é liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com o total de 2.134 pesquisadores influentes (considerando também os aposentados).

Desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer, o AD Scientific Index 2021 faz a classificação e julgamento baseados no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas para a comunidade acadêmica. O índice ordena as instituições de ensino e pesquisa com base nas características dos seus pesquisadores.

Para a classificação, foram usados valores dos últimos cinco anos do índice i10, índice H e pontuação de citações na plataforma Google Scholar. Índice i10 se refere ao número de publicações com no mínimo 10 citações. O índice H é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas considerando seus artigos mais citados. Para atingir um índice elevado, um pesquisador deve ter um importante número de artigos publicados e ter recebido um expressivo número de citações.

Por exemplo, um valor de índice 15 indica que o cientista recebeu pelo menos 15 citações para cada um dos artigos publicados. Para aumentar o valor do índice H de 15 para 16, o mesmo acadêmico deve receber pelo menos 16 citações ao publicar 16 artigos. 

Desempenho

No estudo, foi avaliado o desempenho dos cientistas nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Economia, Engenharia e Tecnologia, Negócios e Gestão, História, Artes e Arquitetura. Os nove docentes da Unimontes mencionados no Latin América Top 10.000 Scientists estão distribuídos nas áreas de Ciências Biológicas (quatro), Ciências da Saúde (3), Ciências da Terra/Agricultura (um) e Ciências Veterinárias (1). Além da atuação em cursos de Graduação, estão vinculados a programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unimontes. Isso demonstra a vinculação direta entre a Pós-Graduação e o avanço da Pesquisa na instituição.

Foram eles: Hercílio Martelli Júnior, Antonio Prates Caldeira, Alfredo Maurício Batista de Paula e Anderson Medeiro dos Santos (Ciências da Saúde); Mario Marcos do Espírito Santo, Yule Ferreira Nunes e Marcílio Fagundes (Ciências Biológicas); Abner José de Carvalho (Ciências da Terra) e Maria Dulcinéia Costa (Ciências Veterinárias/Zootecnia). 

Reitor avalia feito dos pesquisadores

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, parabenizou os pesquisadores da Universidade pela inclusão no ranking, enfatizando que o importante feito resulta dos investimentos na pesquisa e na Pós-Graduação, essenciais para o engrandecimento de qualquer instituição.  “A geração do conhecimento atrai diversos benefícios institucionais, além da formação de recursos humanos diferenciados, em níveis de mestrado e doutorado.  Indicadores como este da inclusão de pesquisadores da Unimontes no Latin América Top 10.000 Scientists sinalizam que a Instituição está no caminho certo e deve aprimorar ainda mais suas ferramentas e métodos de valorização e estímulos à pesquisa e à pós-graduação. Acredito que temos que fazer sempre mais esforços para a aproximação das práticas da pesquisa entre a Pós-Graduação e o sistema de Graduação”, comemora o reitor.

• Confira o ranking Latin America Top 10.000 Scientists neste link. Veja os nomes dos pesquisadores da Unimontes na lista com este filtro de busca.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui