Sobe para 26 o número de mortos na operação contra grupo do novo cangaço em Varginha

0

Subiu para 26 o número de mortos na operação policial, que aconteceu na madrugada deste domingo (31/10/2021) em Varginha, no Sul de Minas Gerais. Segundo a força tarefa que envolve as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, mais um corpo foi contabilizado.

A operação ocorreu na zona rural de Varginha, onde os policiais foram recebidos a tiros por uma quadrilha que planejava um ataque na cidade. “Quando iniciamos a abordagem fomos recebidos a tiros e precisamos reagir. Foi prestado socorro aos bandidos com as viaturas, mas utilizamos armas de grande poder de fogo e quer produzem grandes ferimentos”, explica o tenente-coronel da PM, Rodolfo César Morotti Fernandes.

Na operação, foi apreendido um verdadeiro arsenal que seria utilizado na ação da quadrilha. Vários fuzis e carregadores com munição estavam entre os itens. Pistolas, explosivos, galões de combustível, uniformes militares e coletes a prova de balas faziam parte do aparato dos criminosos.

Corpos estão em BH para identificação

O trabalho de identificação dos mortos seguirá nesta segunda-feira (1º), mas as autoridades não têm dúvidas de que o bando preparava um ataque nos moldes do que vem sendo chamado de “novo cangaço”: o assalto a agências bancárias de cidades do interior, onde a segurança é menor, por grupos fortemente armados que espalham o terror junto à população. 

A operação aconteceu na zona rural, na madrugada de domingo, após o serviço de inteligência da polícia identificar sítios que teriam sido alugados e onde havia intensa movimentação de veículos, mas sem festas e confraternizações. A discrição chamou a atenção dos policiais. 

Participaram do cerco 22 militares, o Bope e o Grupo de Resposta Rápida (GRR) da PRF. Nenhum deles ficou ferido. Segundo a polícia, o arsenal apreendido inclui fuzis, escopetas, espingardas e muita munição, inclusive cartuchos de grosso calibre. Galões de combustível, explosivos e coletes, dinheiro e trajes militares também foram recolhidos. 

Segundo o inspetor Aristides Júnior, da PRF, o sinal de alerta veio após a constatação de uma movimentação atípica de veículos na cidade. “A operação não foi feita em 24 ou 48 horas. Foi muito bem planejada para evitar que a quadrilha agisse, o que seria muito mais desastroso, com risco muito maior para pessoas inocentes”.

Novo cangaço

Ainda segundo os policiais, há indícios de que se trata da mesma quadrilha que praticou ataques em Criciúma (SC), Araçatuba (SP) e Uberaba (MG). A hipótese é reforçada pelo tipo de armamento apreendido, assim como alguns padrões. 

Em Araçatuba, os carros usados na ação foram pintados de preto para dificultar a identificação à noite. No sítio em Varginha havia um veículo parcialmente pintado de preto e diversas latas de tinta spray.

Outro sinal de que o grupo pode ser o mesmo está na forma de preparação dos explosivos. Também haveria um padrão na data dos ataques. Segundo a polícia, as quadrilhas geralmente tomam as cidades nas madrugadas de domingo para segunda-feira.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui