A Polícia Militar de Meio Ambiente, por meio do 2º Pelotão sediado na cidade de Guanhães, realizou na quinta-feira (30/9/2021) uma Operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão, além de atendimento de denúncias referentes a caça predatória e manutenção irregular de pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro em municípios da região.
Em São José do Jacuri, precisamente no Córrego Tabatinga, os militares cumpriram um mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça após informações sobre comercialização de arma de fogo e funcionamento de uma serraria clandestina.
De acordo com a Polícia de Meio Ambiente, os policiais localizaram a serraria onde havia madeira nativa e um forno de carvão irregular. Eles também apreenderam duas armas de fogo e carabinas de ar comprimido adaptadas para calibre 22. Um autor de 36 anos assumiu a propriedade das armas e foi conduzido à Delegacia da cidade de Peçanha.
Ainda de acordo com a PM, na mesma localidade os militares, em atendimento de denúncia, foram até uma residência e localizaram um pássaro silvestre e uma espingarda cartucheira calibre 32. O autor de 55 anos também foi conduzido à Delegacia.
São Sebastião do Maranhão
Já em São Sebastião do Maranhão, segundo informações da Polícia de Meio Ambiente, os militares foram até o córrego da “Tóca” verificar denúncia de cativeiro irregular de aves e também posse ilegal de arma de fogo. No local foram encontrados diversos pássaros silvestres, dentre eles um periquito maracanã (ameaçado de extinção).
Gaiolas, armadilhas para captura e transportador foram apreendidos. Uma arma de fogo também foi encontrada no local. De acordo com a PM, havia a suspeita de captura de aves para comércio ilegal. O autor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da cidade de Santa Maria do Suaçuí.
——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.