Vírus com potencial pandêmico mata menino de 12 anos na Índia

0

Um menino de 12 anos morreu em um hospital da cidade de Kozhikode, no estado de Kerala, no Sul da Índia, após ser infectado com o vírus Nipah. O caso acende um alerta para evitar a propagação do vírus que tem potencial pandêmico. A taxa de mortalidade da doença é de até 75%.

A rede de TV norte-americana CBS, noticiou que o garoto buscou atendimento médico após ter febre alta durante uma semana, evoluindo para um grave inchaço cerebral.

O Nipah se manifesta no organismo humano com tosse, dor de garganta, dores no corpo, fadiga e encefalite. O vírus também faz como que a pessoa infectada tenha um inchaço do cérebro que pode causar convulsões e até a morte.

Após alerta da OMS para o potencial pandêmico do vírus, autoridades de saúde da Índia rastrearam e isolaram ao menos 188 de pessoas que puderam ter contato com o garoto morto e com a família dele. Dessas pessoas rastreadas, 20 são consideradas de alto risco pelas autoridades sanitárias.

O vírus

A Ásia já registrou surtos relacionados ao vírus Nipah, que está entre os dez primeiros vírus mais perigosos conhecidos no continente. A doença é transmitida por morcegos frugívoros, porcos e pelo contato entre humanos e, no caso do primeiro surto, as contaminações foram após as pessoas terem contato direto com suínos doentes.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui