Inverno aquece turismo no Sul de Minas

0

Relva coberta pela geada, acomodações aconchegantes e a beleza das paisagens são alguns dos atrativos das cidades mineiras no frio

Para os destinos onde a alta temporada acontece no inverno, os recordes de baixas temperaturas foram uma boa notícia nas últimas semanas. O Distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é considerado o principal destino para quem deseja aproveitar o frio em Minas Gerais e no último mês teve os fins de semana com ocupação total e os dias da semana com ocupação de 90%, dentro dos limites estabelecidos pelo protocolo sanitário da Covid-19.

Para os hotéis e pousadas do distrito o frio é sinônimo de alta temporada. Quando se anuncia que vem uma massa de ar frio e que a temperatura irá cair é o momento que surgem ainda mais turistas. Eles vão em busca de lareira, fondue, vinho e da atmosfera aconchegante oferecida pelos belos chalés na Serra da Mantiqueira. Neste ano, o recorde de temperatura do ano no distrito foi de -2,7ºC.

Segundo Rebecca Wagner, presidente da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), basta publicar fotos nas redes sociais e mandar para os veículos de comunicação para que os turistas se lembrem de Monte Verde. “A ocupação da rede hoteleira está bem, próximo de 90% nos dias da semana. O frio ajuda e a gente precisa”, afirma Rebeca.

Monte Verde tem cerca de 10 mil leitos de hospedagem e destes, 6 mil foram disponibilizados para acolher os turistas, obedecendo à redução exigida pelos protocolos sanitários.

Gonçalves

Também no sul de Minas Gerais, Gonçalves é outro destino bastante procurado pelos turistas que desejam aproveitar o frio mineiro. Nos últimos anos, o local atraiu grande número de pessoas à procura de boa comida, lareira, um bom vinho e uma hidromassagem quentinha.

Em Gonçalves, todas as pousadas ficam na zona rural, em meio à natureza. Por isso o local é perfeito para quem deseja apreciar os espetáculos naturais, como as noites estreladas, as tardes azuladas e as manhãs com a relva coberta pela geada.

A ocupação das pousadas da cidade também chegou à sua capacidade total na alta temporada. Devido à pandemia, os estabelecimentos em Gonçalves operam com 50% de sua capacidade total. Lá há cerca de 30 pousadas operando.

Turismo regional

Devido ao contexto da pandemia da Covid-19 o turismo regional é uma modalidade que ganhou força entre os brasileiros. Muitos turistas têm dado preferência para viagens a locais mais próximos devido à insegurança frente às possíveis exposições ao novo coronavírus em viagens mais longas.

Por isso, tem sido mais comum as buscas por passagem BH-SP, por exemplo. Monte Verde fica a uma distância de apenas 165 km da capital paulista, enquanto Gonçalves fica a 190 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui