Aperam adquire R$ 1,2 milhão em equipamentos hospitalares para municípios do Vale do Jequitinhonha

1

A Aperam BioEnergia – subsidiária da Aperam South America, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais – destinou um aporte de R$1,2 milhão às unidades de saúde de quatro municípios inseridos em sua área de atuação. Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Turmalina receberão novos equipamentos hospitalares para compor a atual estrutura dedicada ao atendimento dos cidadãos. Os itens a serem recebidos pelas cidades foram definidos a partir de um estudo técnico, que levou em conta as principais necessidades de cada localidade, bem como a capacidade de manutenção dos implementos selecionados, com o objetivo de fortalecer o atendimento de saúde da microrregião.

O foco da iniciativa da Aperam BioEnergia foi prover um incremento aos atendimentos hospitalares já prestados, a fim de ampliar importantes acolhimentos de saúde nos municípios, como por exemplo, o tratamento de hemodiálise, um marco histórico na região. Equipamentos mais modernos para salas de tratamento semi-intensivo, também fazem parte da lista de itens a serem cedidos.

Por meio de sua equipe de saúde, a Aperam BioEnergia realizou uma pré-análise da comprovação de capacidade de implantação dos equipamentos doados, em conjunto com os responsáveis técnicos dos Hospitais. “A Aperam se preocupa com as comunidades onde atua. Fazer esta contribuição é motivo de orgulho”, afirma Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America e Aperam BioEnergia.

De acordo com o executivo, a empresa vem agindo em frentes distintas para contribuir com a arrecadação de recursos e ajudar no atendimento das necessidades emergenciais das comunidades onde está inserida, além de ações voluntárias. “Parabenizo os cidadãos pela melhora no serviço de saúde que a iniciativa proporcionará a toda região. Parabéns também aos empregados da Aperam que construíram uma empresa que não nega sua responsabilidade. Esperamos continuar contribuindo!”, conclui Lima.

Entregas

Os equipamentos hospitalares começaram a ser entregues aos municípios no dia 12 de julho, data em que Capelinha recebeu os primeiros itens hospitalares doados pela Aperam BioEnergia à Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo (FHSVP). A relação contempla diversos aparelhos, entre eles, oxímetros portáteis, cardioversores e ventilador pulmonar.

Para Nicodemos Evaristo Cordeiro, presidente do Conselho Curador e Diretor da FHSVP, a doação mostra que a empresa tem cuidado e atenção especiais para com a comunidade do Vale do Jequitinhonha, e não somente com seus empregados. “A chegada desses equipamentos hospitalares causará um grande impacto no tratamento das pessoas contaminadas com o COVID-19 e nas doenças que surgem em decorrência da pandemia”, afirma.

Em Itamarandiba, o Hospital administrado pela Loja Maçônica Esperança terá condições de ampliar a oferta para o tratamento de hemodiálise, com a chegada de mais uma máquina à unidade de saúde. Além desta, novas camas hospitalares, bombas de infusão e um desfibrilador externo automático, dentre outros equipamentos, agregarão mais capacidade ao atendimento já oferecido.

Segundo o médico Jairo do Socorro de Macedo, diretor clínico da Associação Hospital de Itamarandiba, a chegada da unidade de tratamento semi-intensiva com hemodiálise é um sonho da região. “Existem em torno de 15 a 20 pacientes que necessitam viajar 180 km, três vezes na semana, para realizar o tratamento. Além de Itamarandiba, os equipamentos também atenderão outras cidades da região”, ressalta.

A expansão do tratamento à hemodiálise também será possível em Minas Novas, segundo nota da Aperam, graças à doação de cinco novas máquinas. Itens para atendimento de emergência como carrinho de parada, além de camas hospitalares fazem parte do rol de itens a serem recebidos pelo Hospital Dr. Badaró Júnior.

A iniciativa da Aperam BioEnergia permitirá à Turmalina contar com uma sala para tratamento semi-intensivo, com novos equipamentos para atendimento à população.

“Temos agido de forma proativa para colaborar, da melhor maneira possível, com os municípios e comunidades onde estamos inseridos, dentro das nossas limitações e alinhados aos nossos valores. Continuaremos trabalhando firme em parceria com as comunidades da nossa área de abrangência, buscando minimizar os impactos causados pela crise sanitária”, destaca Frederico Ayres Lima.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda é pouco pelos danos que ela causou ao meio ambiente do cerrado do vale, destruiu todo um ecossistema com a maior plantação de eucalipto do mundo, alguém sabe como ela adquiriu toda essa terra ocupada pela plantação ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui