Governador Valadares receberá decisão de Mundial de Parapente

0

A cidade de Governador Valadares será sede pela primeira vez de um dos campeonatos mais importantes do calendário mundial do voo livre: o 2013 Paragliding World Cup Super Final, que acontecerá entre os dias 14 a 25 de janeiro, no pico da Ibituruna.


COMPETIÇÃO MUNDIAL acontecerá entre os dias 14 a 25 de janeiro, no pico da Ibituruna – FOTO: Jack Zalcman

A realização é da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), em parceria com a Prefeitura, por meio de duas secretarias municipais: Desenvolvimento e Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, além do apoio da Associação de Voo Livre Ibituruna (AVLI), do Conselho Municipal de Políticas de Esporte e Lazer (CMEL) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

De acordo com o presidente da AVLI e do Comtur, Abel Couto Brasil, o evento seria em Baixo Guandu, interior do Espírito Santo, mas devido às chuvas que arrasaram a cidade no fim de dezembro, a organização da prova teve que escolher outro local.

“Na verdade, quem venceu a concorrência para organizar a Copa foi Baixo Guandu, mas devido a catástrofe que assolou a cidade, inviabilizou o evento. Com isso, os organizadores da PWC procuraram a ABVL solicitando para escolher outro lugar para o evento evitando o cancelamento da prova”, disse.

“As cidades concorrentes foram Valadares e Sapiranga (RS). Nós batalhamos para conquistar este evento, uma vez que os organizadores estavam descrentes quanto a nossa competência de promover eventos. Foi um esforço muito grande para atrair a confiança deles”, comentou.

Sobre a proximidade da data de início da prova, Brasil se diz tranquilo quanto a realização da disputa.

“Estamos perto do evento e ainda não temos todo o recurso necessário. Estamos conversando com a Prefeitura, entidades de classe, para conquistar o que ainda falta, como ônibus para deslocamento até a Ibituruna. A cidade está empenhada e não vejo dificuldade quanto a isso, já que dos cinco, três ônibus já obtemos”.

Por fim, Abel lamentou realizar o torneio por causa dos problemas causados pelas chuvas em Baixo Guandu e destacou a campanha de arrecadação de alimentos que promoverá durante a Copa.

“Estamos fazendo este trabalho com tristeza porque Baixo Guandu perdeu o evento desta magnitude por causa de uma tragédia. Estamos fazendo um trabalho para arrecadar donativos. Os pilotos vão contribuir e queria aproveitar a população valadarense para ajudar esta campanha, entregando os donativos para os organizadores durante a Copa”.

Ao todo, são esperados cerca de 122 pilotos, entre homens e mulheres, de 27 países. O Brasil será representado por cinco pilotos nesta decisão do torneio, mas nenhum valadarense. Haverá premiação em troféu e dinheiro para os três primeiros colocados na categoria masculina, feminina, equipe e do país que mais se destacou.

Fonte: Diário do Rio Doce

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui