Médico recomenda “trancar” o Brasil por três semanas para evitar a “maior catástrofe mundial do século XXI”

0

No dia em que o Brasil registrou a pior marca da pandemia da Covid-19, com 1.641 mortes registradas no intervalo de 24 horas, o médico neurologista e cientista Miguel Nicolelis recomendou que o país adote rígidas medidas restritivas. Conforme o especialista, neste momento da crise sanitária é necessário que o Brasil se “tranque” por pelo menos 21 dias.

O médico reforçou ainda a urgência de ampliar a vacinação contra o coronavírus para evitar a “maior catástrofe mundial do século XXI”. A declaração foi postada nas redes sociais de Nicolelis, um dos mais renomados cientistas do país.

“Ou o Brasil se tranca por pelo menos três semanas e amplia o número de vacinados de forma radical, ou nos transformaremos na maior catástrofe sanitária mundial do século XXI em poucos meses”, escreveu.

Com o novo recorde diário de mortes, o Brasil alcançou 257.361 vidas perdidas para a Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, também no intervalo de um dia o território nacional confirmou a infecção de 59.925 pessoas, o que fez elevar para 10.646.926 os doentes desde o início da pandemia. 

O coronavírus completou um ano no país durante o fim de semana e, por enquanto, não há tendência de queda nos registros de casos e óbitos. Atualmente, segundo o Governo Federal, exatos 862.392 moradores estão infectados e são acompanhados por equipes de saúde, seja com internação hospitalar ou isolamento domiciliar.

Na última segunda-feira (1º), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) recomendou o toque de recolher no país das 20h até as 6h, todos os dias da semana, para conter o avanço de contágio e o colapso do sistema de saúde.

Em documento enviado ao Ministério da Saúde, a entidade destacou o risco iminente de morte sem atendimento médico se medidas drásticas não forem adotadas.

Em Belo Horizonte, que tem dois dos três indicadores no patamar mais crítico da pandemia, o Comitê de Combate à Covid-19 analisa se a cidade voltará a ser fechada.

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui