Nunca o e-commerce esteve tanto em voga como agora. Os acontecimentos mundiais que marcaram o fechamento temporário da maioria dos estabelecimentos criou a necessidade de comprar online, exigindo que quem ainda não marcasse presença digital o tivesse de fazer quanto antes.
É um dos dados mais marcantes ao nível de tendência de consumo no Brasil. Só no ano de 2020, até ao mês de novembro, o faturamento do comércio digital brasileiro havia crescido 122% em relação a igual período do ano anterior.
Segundo dados da consultoria EbitNielsen é estimado que no ano de 2021 o e-commerce brasileiro cresça cerca de 26%, o que se traduz em faturamentos na ordem dos R$ 110 bilhões.
Se por um lado estes dados mostram que o setor está em crescimento, por outro, analisando mais a fundo se percebe que nem todas as estratégias de e-commerce sofrem a mesma tendência crescente, pelo menos não ao mesmo ritmo.
Quando são analisadas estratégias tipicamente associadas ao e-commerce como a utilização de cupons é verificado que estes apesar de terem tido um crescimento no ano de 2020, não foi num ritmo acelerado, mostrando dois cenários possíveis, que esta não é a estratégia mais adequada, ou que as pessoas ainda desconhecem como os utilizar.
De modo a acompanhar a velocidade do barco do e-commerce, as empresas estão adotando cada vez mais a estratégia de cashback associadas a empresas de crédito ao invés dos tradicionais cupons, fazendo com que o cliente contrate um microcrédito ganhe uma percentagem de retorno por cada compra online que faça.
As estratégias não são válidas para todos os setores
Sendo um facto que a procura online tem aumentado é também verdade que os negócios têm especificidades diferentes que devem ser tidas em atenção de modo a construir estratégias de captação e fidelização de clientes adaptadas a cada um.
Isto quer dizer que mesmo não verificando um crescimento acentuado, a utilização de cupons tradicionais pode ser a melhor estratégia para determinados nichos de mercado.
Empresas locais do setor alimentar optam muitas vezes por esta estratégia. A plataforma online iFood, a maior plataforma de delivery do Brasil, permite entregar comida diretamente em sua casa e disponibiliza frequentemente cupons de desconto que encontra em plataformas como a Cupomia.
Os restaurantes que se associam a esta plataforma irão beneficiar de uma maior procura através da plataforma iFood que assim oferece aos seus clientes duas vantagens em simultâneo, a possibilidade de comer a comida do seu restaurante favorito em sua casa e pagar um valor menor por ela graças ao cupom que utilizou.
Já no caso de setores de negócio originalmente digitais, a estratégia mais utilizada é muitas vezes a possibilidade de experimentar um serviço de forma gratuita por determinado período, ou sob determinadas condições.
A plataforma de streaming de música Spotify permite aos usuários experimentarem a plataforma de modo gratuito desde que estes permitam anúncios publicitários, ou a versão premium durante um mês antes da primeira subscrição.
Já a plataforma de streaming Globo Play permite aos assinantes da versão premium o acesso gratuito em dispositivos móveis como tablet ou celular, oferecendo assim uma vantagem para quem decide subscrever o serviço.
Também no setor dos jogos digitais é comum existirem versões gratuitas de modo a suscitar a curiosidade dos usuários. O mundialmente famoso Fortnite é um bom exemplo. Este é um jogo gratuito, mas que tem opções pagas que não afetam a jogabilidade.
No setor dos jogos digitais é igualmente comum que estes sejam disponibilizados em plataformas online especializadas no assunto que permita a oferta de jogos gratuitamente graças a acordos publicitários, por exemplo.
A plataforma EpicGames reúne uma grande coleção de jogos desde os mais populares aos com desconto e gratuitos, a plataforma VegasSlotsOnline reúne uma coleção de centenas de jogos de caça-níqueis que podem ser jogadas gratuitamente e a 1001Jogos é especialista em jogos para passar o tempo que pode jogar de modo gratuito e no máximo terá de assistir a alguns anúncios publicitários.
Estes são apenas alguns exemplos de como as estratégias em e-commerce devem ser adequadas aos setores de negócio em questão. Um restaurante pode-se beneficiar do uso de cupons, já uma empresa desenvolvedora de jogos digitais provavelmente beneficiará mais de uma plataforma que sirva como montra online.
Sendo que a tendência do e-commerce é que continue em crescimento é urgente que as empresas tracem a sua melhor estratégia de captação de clientes para não ficarem de fora.