Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro é eleita um dos 15 lugares mais belos do mundo

0

Mais linda do Brasil segundo classificação do Guia Quatro Rodas, a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, agora integra o ranking dos 15 lugares mais belos do mundo. Isso mesmo. O registro consta no livro “Beautiful World”, publicado por um dos maiores guias internacional de turismo, a Lonely Planet.


Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil

Localizada no Distrito de Tabuleiro, há 19 km da sede de Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares – diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Embaixo tem a formação de um grande poço de cerca de 20 metros de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.

Não é à toa que essa maravilha faz jus a todos os títulos até então recebidos. Além da classificação do Guia Quatro Rodas, a Cachoeira do Tabuleiro também foi eleita em 2012, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O parque onde fica a cachoeira é aberto ao público diariamente, das 7h às 16h. A entrada, entretanto, somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$5,00 por pessoa e o limite de visitantes dentro do parque é de 200 turistas por dia. Não são permitidas as atividades de esportes de aventura, como rapel, escalada, base jump, entre outros. O local é, sem dúvida, o maior atrativo não apenas do município, mas de toda a região do Médio Espinhaço.

Capital do Ecoturismo

As inúmeras belezas naturais de Conceição do Mato Dentro fazem jus ao título de “Capital Mineira do Ecoturismo”. E não é por acaso. Além das inúmeras cachoeiras, como a do Tabuleiro, poços, lagoas, sítios arqueológicos e a vasta diversificação de sua fauna e flora fazem do município um lugar de rara beleza. Nesse cantinho de Minas Gerais é possível admirar a natureza, que com seus encantos e mistérios atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do exterior.

Fundada em 1702, Conceição é uma boa e “velha senhora”, que com seus encantos enche de orgulho os conceicionenses e visitantes ao contar a sua história que começou ainda nos tempos do Brasil colônia, revelada em seus casarões, igrejas e monumentos. Terra de um povo hospitaleiro, esse paraíso, que transcende a qualquer definição, é Conceição do Mato Dentro. Informações da Revista DeFato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui